Privacidade Hackeada: Documentário sobre roubo de dados de aplicativos ganha trailer legendado

A Netflix divulgou o pôster americano e o trailer legendado de “Privacidade Hackeada” (The Great Hack), documentário sobre a invasão de privacidade e roubo de dados promovidos pelos aplicativos de redes sociais.

O filme centra-se no escândalo da Cambridge Analytica, empresa que usou o Facebook para coletar dados de milhões de pessoas visando influenciar as últimas eleições dos Estados Unidos e o resultado da votação do Brexit, que tirou o Reino Unido da União Europeia.

“Entenda como a empresa de análise de dados Cambridge Analytica se tornou o símbolo do lado sombrio das redes sociais após a eleição presidencial de 2016 nos EUA”, diz a sinopse oficial.

Mas as consequências do “hackeamento” da privacidade vão muito além de um caso específico e ainda não produziram reflexão suficiente no Brasil, onde o uso escandaloso de mensagens privadas do Telegram de integrantes da Operação Lava Jato, obtidas não se sabe como, não é devidamente tratado sob o prisma do crime cibernético e da manipulação política, temas do documentário em questão – muito antes pelo contrário.

“Privacidade Hackeada” tem direção de Karim Amer e Jehane Noujaim, produtores de “The Square”, documentário indicado ao Oscar sobre a Primavera Árabe, e será exibido em 24 de julho em streaming.