O Rei Leão é a principal estreia de cinema da semana

Mais um lançamento da Disney domina a programação de cinema desta semana. Acompanhado por grande campanha publicitária, discos, brinquedos e McLanches felizes, “O Rei Leão” é um remake do desenho clássico de […]

Mais um lançamento da Disney domina a programação de cinema desta semana. Acompanhado por grande campanha publicitária, discos, brinquedos e McLanches felizes, “O Rei Leão” é um remake do desenho clássico de 1994 com efeitos visuais de última geração. O realismo é tanto que por vezes parece mais um documentário da National Geographic. Até que os bichos começam a falar. E cantar.

O diretor é o mesmo de “Mogli, o Menino-Lobo”, Jon Favreau. Mas o resultado, apesar de visualmente arrojado, não encantou tanto. Culpa, justamente, do excesso de realismo, que comprometeu a fantasia da trama.

Mesmo em 2D “antiquado”, o original dos anos 1990 mantém ampla vantagem na comparação. Na avaliação do Rotten Tomatoes, a diferença é brutal: 93% para o original e 56% para a cópia moderna.

E para baixar ainda mais a expectativa do público brasileiro, as versões dubladas em português, disponibilizadas na maioria dos cinemas nacionais, não tem Beyoncé.

Sem empolgar, a programação desta quinta (18/7) traz apenas mais quatro títulos e dois deles são documentários – inclusive um comercial de cerveja enrustido. Apesar do nome do diretor Fatih Akim (“Em Pedaços”) em “O Bar Luva Dourada” ser uma isca para cinéfilos, nenhuma das ficções compensa sair de casa durante o inverno, quando há coisas muito melhores para se assistir em streaming. De todo modo, o grotesco filme alemão é o mais diferente da lista e o exato oposto da beleza plástica de “O Rei Leão”.

Confira abaixo a relação completa das estreias da semana com suas sinopses e trailers.

O Rei Leão | EUA | Animação

Simba (Donald Glover) é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar (Chiwetel Ejiofor) faz com que Mufasa (James Earl Jones), o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida.

O Bar Luva Dourada | Alemanha | Suspense

Na década de 1970, os habitantes da cidade de Hamburgo sofrem quando os jornais começam a noticiar o desaparecimento sucessivo de vários cidadãos seguindo um padrão específico. Começa então uma das mais complexas investigações de assassinatos em série que o local já havia presenciado até o momento.

Jornada da Vida | França | Drama

Um ator francês (Omar Sy) de descendência senegalesa faz uma viagem à África para promover o seu livro. No local, descobre que um de seus maiores fãs é Yao, um garotinho que efetuou uma longa viagem sozinho para vê-lo. Comovido com a história do menino, decide acompanhá-lo de volta à sua casa e, no percurso, confronta-se com suas próprias raízes.

Palace II – Três Quartos com Vista para o Mar | Brasil | Documentário

No dia 22 de fevereiro de 1998, o conhecido prédio Palace II sofreu um desabamento inesperado, deixando 8 mortos e quase 200 famílias desabrigadas. Considerado um dos maiores desastres na história da engenharia civil brasileira, até hoje alguns dos culpados não foram punidos pelo descaso, e as pessoas envolvidas no acidente lembram-se muito bem dos momentos cruciais, antes, durante e depois da queda.

Em Busca da Cerveja Perfeita | Brasil | Documentário

Durante uma viagem de mais de 10.000 km, o diretor Heitor Dhalia explora o universo cervejeiro com o objetivo de responder a pergunta “Existe uma cerveja perfeita?”. Para tentar descobrir, ele conversa com mais de 20 especialistas no assunto e traça um panorama completo da bebida, que é uma das mais amadas do mundo. Feito com patrocínio da fábrica de cervejas Ambev.