Estreias: Circuito limitado é salvação de semana repleta de filmes ruins

Os filmes que chegam aos cinemas de shopping centers nesta quinta (25/7) são muito ruins. O pior, “As Trapaceiras”, teve só 14% de aprovação no Rotten Tomatoes e é o filme com maior distribuição na semana. Trata-se de um remake de sexo trocado de “Os Picaretas” (1999), com Anne Hathaway (“Colossal”) e Rebel Wilson (“A Escolha Perfeita”) nos papéis anteriormente desempenhados por Steve Martin e Eddie Murphy. A outra comédia, “As Rainhas da Torcida”, traz Diane Keaton (“Do Jeito que Elas Querem”) como cheerleader da Terceira Idade e obteve 35% de aprovação. Menos mau, o drama “Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal”, com Zac Effron (“Baywatch”) em papel de serial killer galã, ficou com 56% – e foi lançado direto pela Netflix nos EUA.

Em contraste, no circuito limitado, os lançamentos são ótimos. A salvação dos cinéfilos estão nos cinemas pequenos das grandes cidades.

Com 100% no Rotten Tomatoes, o drama francês “O Professor Substituto” não é o que o título nacional sugere – isto é, a velha história do professor que inspira um grupo de jovens excluídos – , mas um retrato da juventude niilista atual. Pessimista ao extremo, a obra adaptada e dirigida por Sébastien Marnier (“Irrepreensível”) passa longe de ser edificante e explora sua tensão com a trilha da dupla eletrônica Zombie Zombie.

Quem prefere comédia também não precisa se contentar com as tristezas americanas em cartaz. “O Mistério de Henri Pick” tem 83% no RT e gira em torno de um crítico literário mau-humorado (Fabrice Luchini, de “Dentro de Casa”), que vê a vida virar do avesso ao questionar a autoria do livro-sensação do momento na França, supostamente escrito por um pizzaiolo falecido. Insultado nas ruas e abandonado pela própria esposa, ele não dá o braço a torcer e decide tirar a limpo a história da obra, encontrada numa loja de manuscritos inéditos e sofisticada demais para sua origem humilde ser verídica. A direção e o roteiro cheio de reviravoltas são de Rémi Bezançon (da premiada animação “Zarafa”).

Com 90%, “O Mistério do Gato Chinês” é uma fantasia de Chen Kaige, diretor dos premiados “Adeus Minha Concubina” (1993) e “O Imperador e o Assassino” (1998). Trata-se de um blockbuster asiático repleto de efeitos visuais sobre um gatuno literal, um gato criminoso que reflete uma superstição chinesa do século 18. Mistério e comédia se juntam de forma surreal.

A lista ainda tem o brasileiro “A Serpente”, peça de Nelson Rodrigues filmada em preto e branco, que traz Lucélia Santos (“Casa Grande”) em papel duplo, como irmãs gêmeas, além de Matheus Nachtergaele (“Trinta”) e trilha de Fábio Trummer (da banda Eddie) e Pupillo (Nação Zumbi). Exibido no Festival do Rio de 2016, esperou três anos por vagas nos cinemas. A distribuição corajosa é da Cavideo, do cineasta Cavi Borges (“Salto no Vazio”).

Confira abaixo a lista completa das estreias da semana com suas sinopses e trailers.

O Professor Substituto | França | Drama

Um professor comete suicídio se jogando pela janela da sala de aula, em frente aos alunos adolescentes. Em seu lugar é contratado Pierre Hoffman (Laurent Lafitte) como professor substituto, que logo percebe que um grupo de seis dos seus novos alunos parece indiferente ao que acontece à sua volta. Aos poucos, Hoffman nota que este pequeno grupo exerce uma estranha influência sobre o resto da escola, inclusive na direção. Cada vez mais obcecado por eles, o professor passa a segui-los até descobrir quais são seus planos.

O Mistério de Henri Pick | França | Comédia

Daphné Despero (Alice Isaaz) é uma ambiciosa editora em busca de novos romances para publicar. Um dia, enquanto visita seu pai, ela conhece uma livraria de manuscritos rejeitados. Lá, ela se encanta com uma história nunca antes publicada, escrita por um pizzaiolo bretão chamado Henri Pick. Admirada com o talento encontrado, ela começa a pesquisar sobre o autor e acaba descobrindo que ele faleceu há dois anos. Com o apoio da família de Pick, o manuscrito é publicado e imediatamente vira uma febre em toda a França, entrando para a lista de mais vendidos e gerando fascínio sobre a história do autor. Como parte da turnê de divulgação do livro, Daphné e a família de Pick são convidadas para ir ao programa de Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini), um crítico literário pedante e desagradável, que não hesita em questionar todos os pontos da história de Henri Pick. Convencido de que se trata de uma farsa, Jean-Michel inicia uma trajetória em busca da verdade sobre o mais novo best-seller francês.

O Mistério do Gato Chinês | China, Japão | Fantasia

Durante a dinastia Tang, na China, um gato misterioso começa a atacar altos membros da Corte Imperial, deixando uma série de mortos. Dois homens muito diferentes, o poeta chinês Bai Letian (Huang Xuan) e o monge japonês Kûkai (Shôta Sometani) decidem unir forças para descobrir o que existe por trás do animal místico. Aos poucos, eles descobrem segredos na história da nobreza, envolvendo uma bela concubina amada pelo Imperador, mas atacada pelo povo. O gato constituiria, na verdade, o acerto de contas por um crime jamais solucionado.

A Serpente | Brasil | Drama

Lígia e Guida (ambas interpretadas por Lucélia Santos) são duas irmãs que vivem na mesma casa. Quando a doce Lígia enfim se casa com Décio (Sílvio Restiffe), ela espera ser deflorada na noite de núpcias, mas o homem é impotente. Mais tarde, ele a troca por uma lavadeira. Sentindo-se rejeitada, a recém-casada tenta o suicídio, mas é resgatada no último momento por Guida. A partir deste momento, a irmã virgem cede aos flertes do cunhado Paulo (Matheus Nachtergaele) e faz sexo com ele. Quando Guida descobre a traição em sua própria cama, a família entra em crise. Uma cova é cavada do lado de fora da casa, e fica claro que alguém precisa morrer.

Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal | EUA | Drama

Cinebiografia de Ted Bundy (Zac Efron), serial killer que matou, pelo menos, 30 mulheres em sete estados norte-americanos durante a década de 1970. Bundy se tornou famoso em todo o país, em parte por causa da fama de sedutor, que levou a conquistar várias fãs, e em parte por ter efetuado sua própria defesa nos tribunais. A trajetória do psicopata é contada pelo ponto das mulheres que amou: Liz Kendall (Lily Collins), com quem se casou, e Carole Ann Boone (Kaya Scodelario), amante que o apoiou durante o longo julgamento nos tribunais.

As Rainhas da Torcida | EUA | Comédia

Diagnosticada com câncer terminal, a solitária Martha (Diane Keaton) decide se livrar de todos os seus pertences pessoais e se mudar para uma comunidade de idosos com o intuito de esperar a morte chegar. Em seus últimos meses, ela quer uma vida tranquila, lendo livros e interagindo com poucas pessoas, mas ao conhecer sua nova vizinha, Sheryl (Jacki Weaver), uma mulher ativa e barulhenta, Martha vê seus planos indo por água abaixo, já que a nova companhia faz questão de se manter constantemente presente. A medida que a relação das duas se desenvolve, uma forte amizade surge e Sheryl incentiva Martha a treinar os passos de líder de torcida novamente, como fazia na época da escola. Resistente, a protagonista topa a ideia e juntas elas montam um clube para empoderar diversas mulheres acima dos 60 anos. Para fazer isso, elas precisam enfrentar o preconceito de todos e treinar para uma importante competição.

As Trapaceiras | EUA | Comédia

Beaumont-sur-mer, Riviera Francesa. Josephine (Anne Hathaway) e Penny (Rebel Wilson) são duas manipuladoras, conhecidas pela arte de extorquir milionários. No entanto, enquanto a primeira é sofisticada, a segunda tem métodos muito menos elegantes. De início Josephine aceita Penny como sua pupila, mas logo se percebe que na verdade a intenção era usá-la para um golpe específico e, logo em seguida, descartá-la. Surge então uma disputa entre elas, sobre quem conseguirá antes a quantia de US$ 500 mil de Thomas Westerburg (Alex Sharp), um prodígio da tecnologia, que está hospedado na cidade.