A Spcine, empresa municipal que incentiva o audiovisual paulistano, anunciou nesta quarta-feira (19/6), Dia do Cinema Brasileiro, o investimento de R$ 24 milhões para a produção de novos filmes em São Paulo. Os recursos serão divididos em seis editais, previstos para o período entre 2019 e 2020.
Do total, R$ 20 milhões foram levantados pelo Fundo Setorial do Audiovisual e os outros R$ 4 milhões pela própria Spcine.
Os projetos que receberem o maior valor terão que co-investir pelo menos R$ 1 milhão, além de lançar o filme em pelo menos 250 salas de cinema no primeiro fim de semana com, no mínimo, três sessões diárias. Já os valores menores, de R$ 200 mil e R$ 100 mil, não precisarão de contrapartidas.
A iniciativa é vital num momento em que o futuro do cinema brasileiro é colocado em cheque com o fim do patrocínio de estatais, mudanças na lei de incentivo e instabilidade na Ancine causada por problemas contábeis, o que levou à paralisação temporária no investimento em novas produções.
“Esse investimento é estratégico para o movimento de difusão do audiovisual, um dos pilares do programa municipal ‘São Paulo Capital da Cultura’, lançado em abril pelo prefeito Bruno Covas”, disse o secretário municipal de Cultura Alê Youssef, em comunicado. “É também mais um sinal claro e inequívoco da importância e do apoio que a cidade de São Paulo dá para suas manifestações culturais”.
“Em um momento de escassez no patrocínio às iniciativas culturais no Brasil, o pacote de investimentos em audiovisual vem pra garantir que o cinema brasileiro siga sua trajetória de crescimento, chegando ao público e exportando nossa identidade para o mundo”, completa a cineasta Laís Bodanzky, presidente da Spcine.
A Spcine e Secretaria Municipal de Cultura ainda elaboram um plano com investimento inicial de R$ 3,15 milhões voltado para o mercado de games, produção de curtas-metragens e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para ser lançado durante o período 2019-2020.