NASA rebatiza rua de sua administração com título do filme Estrelas Além do Tempo

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, decidiu renomear a rua do principal prédio de sua administração em Washington com o título do filme “Estrelas Além do Tempo” (Hidden Figures, em inglês). […]

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, decidiu renomear a rua do principal prédio de sua administração em Washington com o título do filme “Estrelas Além do Tempo” (Hidden Figures, em inglês). A cerimônia aconteceu na quarta (12/6) com a inauguração da Hidden Figures Way.

O nome é, na verdade, uma homenagem às matemáticas negras vistas no filme, baseado na história real de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, consideradas “computadores humanos” da NASA.

As três, além de outras funcionárias negras contratadas pela agência durante os anos 1960, tiveram papel importante na elaboração e no sucesso das missões Apollo, que eventualmente levaram o homem à Lua.

O senador Ted Cruz, que fez campanha pela mudança de nome da rua após assistir ao filme, disse, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, que a iniciativa era importante para reconhecer as contribuições das matemáticas, ignoradas até o sucesso do filme, indicado a três Oscars. “As conquistas extraordinárias dessas mulheres não haviam sido reconhecidas antes. Poucas pessoas conheciam os nomes delas”, apontou.

“Também acho que é importante dizer para meninas e meninos ao redor do mundo que eles podem fazer o que quiserem”, completou.