Mira Sorvino revela ter sido estuprada por Harvey Weinstein

A atriz Mira Sorvino, uma das primeiras a denunciar o comportamento abusivo do ex-produtor Harvey Weinstein na imprensa americana, revelou que não foi vítima de simples assédio, mas sim de estupro. Ela […]

A atriz Mira Sorvino, uma das primeiras a denunciar o comportamento abusivo do ex-produtor Harvey Weinstein na imprensa americana, revelou que não foi vítima de simples assédio, mas sim de estupro. Ela deu detalhes do ataque pela primeira vez durante uma coletiva de imprensa com o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, em apoio a mudanças nas leis que tratam de crimes de natureza sexual.

“Eu estou aqui, diante de vocês, dizendo que não só fui vítima de assédio sexual e agressão nas mãos do Sr. Weinstein, como também sou uma sobrevivente de estupro”, declarou a atriz, vencedora do Oscar em 1996 pelo filme “Poderosa Afrodite”.

“Eu estou dizendo isso aqui, agora, para tentar ajudar as pessoas. Há muitas sobreviventes como eu por aí que precisam de justiça, e sentem que precisam de um tempo maior para lidar com o trauma e a vergonha associados a um crime como este”, continuou, em defesa pelo aumento do prazo de prescrição para assédio e abuso sexual em Nova York.

“Eu posso dizer a vocês que em um caso como o meu, que fui estuprada durante um encontro, há muita vergonha envolvida. Você sente, sempre, que é de alguma forma sua culpa”, completou.

Sorvino denunciou Weinstein na primeira reportagem sobre o escândalo sexual na revista New Yorker e, desde então, tem se destacado à frente da campanha Time’s Up, que denuncia assédio sexual dentro e fora dos ambientes de trabalho.

No artigo original em que contou o abuso de Weinstein, ela também disse ter enfrentado dificuldades para trabalhar em Hollywood após se recusarem a aceitar novos avanços de Weinstein. Depois disso, o diretor Peter Jackson veio à público dizer que, quando considerou escalar Sorvino em “O Senhor dos Anéis”, Weinstein vetou a ideia, com a justificativa de que a atriz tinha “um temperamento difícil”. E o diretor Terry Zwigoff confirmou a lista negra, revelando que Weinstein não o deixou escalar Sorvino em “Papai Noel às Avessas”.