A DC Comics anunciou nesta sexta-feira (21/6) que vai fechar seu tradicional selo de quadrinhos adultos, Vertigo, além das marcas Zoom e DC Ink. O objetivo é desfazer a separação de títulos, passando a lançar todos os quadrinhos como o nome da editora. Para isso, a DC irá estabelecer um novo sistema de classificação etária, que irá identificar o conteúdo das publicações – se foi feito para crianças, adolescentes ou adultos.
Os rótulos etários serão nomeados como DC Kids (foco em leitores de 8 a 12 anos), DC (para o público-alvo de 13 anos em diante) e DC Black Label (com conteúdo apropriado para leitores com mais de 17 anos). Este último rótulo substitui o selo Vertigo com o nome criado no ano passado para a linha de publicações criadas fora da continuidade da DC, e incluirá material já anunciado para essa linha.
Todas as revistas atualmente publicadas pela Vertigo serão atribuídas à classificação DC Black Label a partir de janeiro de 2020, quando as mudanças entram em vigor.
“Estamos voltando para uma representação única da marca DC que esteve presente durante a maior parte de nossa história até 1993, quando lançamos a Vertigo para fornecer uma opção para material mais ousado”, disse o editor da Dan DanDio em um comunicado sobre a mudança. “Esse tipo de material agora é mainstream em todos os gêneros, então achamos que era o momento certo para trazer mais clareza à marca DC e reforçar nosso compromisso com a narrativa para os nossos fãs em todas as faixas etárias. Este novo sistema também substituirá as classificações etárias que usamos atualmente em nosso material. ”
O selo Vertigo foi lançado em 1993 sob comando da editora executiva Karen Berger e revolucionou os quadrinhos, ao lançar publicações como “Sandman”, “Preacher”, “Y: O Último Homem”, “Fábulas”, “Hellblazer” (Constantine) e muitas mais, que abriram espaço para a imaginação de criadores como Neil Gaiman, Garth Ennis, Grant Morrison, Peter Milligan, Jason Aaron e Brian K. Vaughan, entre outros.