Cineasta argentina Lucrecia Martel vai presidir o juri do Festival de Veneza 2019

A cineasta argentina Lucrecia Martel foi escolhida para presidir o júri do Festival de Veneza 2019. Diretora de quatro longas, “O Pântano” (2001), “A Menina Santa” (2004), “A Mulher sem Cabeça” (2008) […]

A cineasta argentina Lucrecia Martel foi escolhida para presidir o júri do Festival de Veneza 2019. Diretora de quatro longas, “O Pântano” (2001), “A Menina Santa” (2004), “A Mulher sem Cabeça” (2008) e “Zama” (2017), Martel vai comandar o grupo de artistas que selecionará os melhores da mostra competitiva do festival e o filme vencedor, que receberá o Leão de Ouro.

“Quatro longas-metragens e um punhado de curtas, em pouco menos de duas décadas, foram suficientes para tornar Lucrecia Martel a mais importante diretora feminina da América Latina e uma das principais do mundo”, disse o diretor do festival, Alberto Barbera, ao anunciar a cineasta na presidência do juri.

“Em seus filmes, a originalidade de sua pesquisa estilística e sua meticulosa mise-en-scène estão a serviço de uma cosmovisão livre de compromissos, dedicada a explorar os mistérios da sexualidade feminina e a dinâmica de grupos e classes”, continuou ele. “Somos gratos por ter concordado entusiasticamente em utilizar seu olhar exigente, mas nada menos que caridoso, a serviço desse compromisso que pedimos a ela.”

É uma honra, uma responsabilidade e um prazer fazer parte desta celebração do cinema e do imenso desejo da humanidade de se entender”, disse Martel, no mesmo comunicado.

Ela será a primeira cineasta feminina a presidir o júri em mais de 20 anos. A australiana Jane Campion (“O Piano”, “Retrato de Uma Mulher”) tinha sido a última escolhida, em 1997.

Nos últimos anos, o júri de Veneza vem sendo marcado pela presidências de cineastas latinos, como os diretores mexicanos Guillermo Del Toro e Alfonso Cuarón. Outros talentos que presidiram o evento recentemente foram a atriz americana Annette Bening e o compositor francês de trilhas sonoras Alexandre Desplat.

O Festival de Veneza de 2019 vai acontecer entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.