Annabelle 3 pode dar origem a novos filmes do universo de Invocação do Mal

O universo de “Invocação do Mal” pode se ampliar com muito mais filmes derivados. E há um detalhe assombroso nesta multiplicação do terror: seriam derivados de um filme que já é derivado […]

O universo de “Invocação do Mal” pode se ampliar com muito mais filmes derivados. E há um detalhe assombroso nesta multiplicação do terror: seriam derivados de um filme que já é derivado da franquia original. Segundo o roteirista Gary Dauberman, que faz sua estreia na direção com “Annabelle 3: De Volta Para Casa”, o novo longa da boneca maldita tem monstros suficientes para encher vários outros lançamentos – e o bolso do produtor James Wan, criador e produtor da franquia.

Uma dessas novas criaturas é chamada de The Ferryman (O Barqueiro, em tradução literal), um vulto com moedas no lugar dos olhos. “Uma das coisas que sempre me assombraram foram aquelas fotos de cadáveres com moedas por cima dos olhos”, explicou Dauberman, em entrevista ao site da Entertainment Weekly, sobre os novos personagens.

O visual da criatura se baseia no mito grego de Charon, um barqueiro que transportava as almas dos mortos pelo rio Styx, desde que fosse pago em moeda. Por isso, os mortos costumavam ser enterrados com moedas sobre os olhos, visando pagar a travessia de suas almas. “Eu sempre achei que essa história era muito interessante, e daria um bom filme de terror. Quis mergulhar nisso com esse filme”, contou o diretor.

The Ferryman é uma das assombrações que escapa da sala onde o casal Warren (vividos por Patrick Wilson e Vera Farmiga) guarda seu acervo de objetos amaldiçoados – local onde Annabelle apareceu pela primeira vez, no primeiro “Invocação do Mal”.

“Há alguns artefatos e assombrações no acervo deles que realmente me fascinam”, disse Dauberman, revelando sua intensão. “Eu adoraria explorar melhor vários deles”.

Apesar disso, ele insiste que não escreveu “Annabelle 3” “pensando em quais personagens poderiam ganhar filmes solo”. “Mas estou disposto a isso se as pessoas curtirem algum dos conceitos”, comentou.

“Foi isso que James [Wan] fez com ‘A Freira’, que saiu de ‘Invocação do Mal 2’. Não foi algo de caso pensado, apenas uma coisa que ressoou com o público, e nos fez pensar: ‘Bom, ela merece um filme só para ela'”, completou.

“Annabelle 3” estreia em 27 de junho no Brasil, um dia antes do lançamento nos cinemas americanos.