Ilha das Flores é eleito melhor curta brasileiro de todos os tempos

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) realizou uma eleição entre seus membros para apuração de um ranking com os melhores curtas brasileiros de todos os tempos. E o 1º lugar […]

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) realizou uma eleição entre seus membros para apuração de um ranking com os melhores curtas brasileiros de todos os tempos. E o 1º lugar ficou com “Ilha das Flores”, que projetou o cineasta Jorge Furtado para além do Rio Grande do Sul.

A produção gaúcha, disponível na plataforma Canal Brasil Play, venceu o Festival de Gramado de 1989. No ano seguinte, ganhou o Urso de Prata da categoria no Festival de Berlim, em 1990. Aclamado pela crítica, tornou-se tema de aula nas escolas e objeto de estudo de teses acadêmicas.

O curta mostra em 12 minutos a trajetória de um tomate desde sua plantação até ser rejeitado dentro de uma casa e virar objeto de disputa entre humanos e porcos em um lixão.

Outros títulos destacados pela votação incluem “Di” (1977), de Glauber Rocha, Blábláblá” (1968), de Andrea Tonacci, “A Velha a Fiar” (1964), de Humberto Mauro, e “Couro de Gato” (1962), de Joaquim Pedro de Andrade, que completam o Top 5.

Furtado tem outo trabalho na lista, “O Dia em que Dorival Encarou a Guarda” (1986), co-dirigido com José Pedro Goulart, na 20ª posição.

O resultado servirá de base para um livro realizado em parceria com Canal Brasil e Editora Letramento. Intitulado “Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais”, a publicação será lançada no segundo semestre de 2019, com ensaios dedicados a cada um dos títulos.

Veja abaixo uma versão completa de “Ilha das Flores”, em baixa definição.