Humans é cancelada após três temporadas

O canal americano AMC e o britânico Channel 4 confirmaram o cancelamento da sci-fi robótica “Humans”. A oficialização do destino da atração demorou criteriosamente um ano desde a exibição da 3ª e […]

O canal americano AMC e o britânico Channel 4 confirmaram o cancelamento da sci-fi robótica “Humans”.

A oficialização do destino da atração demorou criteriosamente um ano desde a exibição da 3ª e agora última temporada. Com isso, quem esperava pela conclusão da história ficou frustrado. Sempre é melhor um final que não cumpre expectativas do que uma interrupção sem final.

Em vez de tomar a decisão rapidamente, liberando os envolvidos para buscar alternativas, os executivos dos dois canais optaram por tomar todo o tempo do mundo, deixando simplesmente os contratos do elenco e roteiristas vencerem. E nem sequer se prestaram a comunicar a decisão ao público. Foram os roteiristas-produtores Jonathan Brackley e Sam Vincent que deram a notícia com um post nas redes sociais.

“Infelizmente, não haverá uma 4ª temporada de ‘Humans’. Nesta era de escolhas e competição sem precedentes, não podemos reclamar. O Channel 4 e o AMC foram os parceiros perfeitos. Eles apoiaram o programa brilhantemente e acima de tudo… nos deixaram fazer três temporadas!”, a dupla escreveu. “Sabemos que deixamos alguns tópicos pendurados. Foi assim que sempre escrevemos o programa. Talvez um dia tenhamos a chance de concluí-los. Se houver alguém aí fora com alguns milhões de libras e interesse em histórias de Inteligência Artificial somos todos ouvidos”.

A produção, na verdade, era um remake da aclamada série sueca “Real Humans” (Äkta Människor), criada por Lars Lundström (criador também de “Labyrint”), que teve apenas duas temporadas produzidas na Escandinávia.

“Humans” se passa em um mundo futurista, que não é muito diferente do presente atual, exceto por um detalhe: o objeto de consumo favorito de toda a família é um “sintético”, um robô doméstico altamente desenvolvido e extremamente semelhante aos humanos. Na trama, os androides são tratados alternadamente como eletrodomésticos, objetos sexuais ou membros das famílias, mas inspiram um movimento social contra sua presença, pois custariam empregos aos humanos. A situação tem um agravante: um grupo de sintéticos foi criado pelo inventor dos androides com consciência e pode causar uma revolução tecnológica, que o governo quer impedir que aconteça.

A adaptação inglesa foi estrelada por Gemma Chan (“Capitã Marvel”), Katherine Parkinson (série “The IT Crowd”), Emily Berrington (minissérie “24: Live Another Day”), Colin Morgan (série “Merlin”), Tom Goodman-Hill (série “Mr Selfridge”), Ruth Bradley (série “Primeval”), Neil Maskell (série “Utopia”), Ivanno Jeremiah (“O Veterano”), Sope Dirisu (minissérie “Casual Vacancy”), Theo Stevenson (“Pequenas Super Stars”), Lucy Carless (série “Suspects”) e Pixie Davies (“O Lar das Crianças Peculiares”).

No Brasil, “Humans” também era exibida pelo canal pago AMC.