Estreias: Aladdin concorre com Hellboy, Brightburn e Tolkien nos cinemas

Dez estreias chegam nos cinemas nesta quinta (23/5). Metade são produções americanas, que enfatizam fantasia e efeitos visuais. Mas a verdade é que não impressionaram muito a crítica em seu país de […]

Dez estreias chegam nos cinemas nesta quinta (23/5). Metade são produções americanas, que enfatizam fantasia e efeitos visuais. Mas a verdade é que não impressionaram muito a crítica em seu país de origem.

Com distribuição mais ampla, “Aladdin” é a segunda versão live-action de um desenho clássico da Disney neste ano – após “Dumbo”. Não é o desastre que os trailers insinuavam, muito por conta de Will Smith. Ele rouba as cenas como o Gênio da Lâmpada, conseguindo superar a sombra do saudoso Robin Williams, dublador do personagem em 1992. Mesmo assim, há momentos de musical genérico da Broadway, que fizeram a aprovação no Rotten Tomatoes ficar em 60%.

As outras duas fantasias da programação são mais viscerais e violentas. A nova versão de “Hellboy” já foi enterrada nos Estados Unidos, com apenas 16% no Rotten Tomatoes e enorme prejuízo financeiro. Por isso, a melhor opção é “Brightburn – Filho das Trevas”, uma espécie de versão de terror da origem de Superman, produzida por James Gunn (o diretor de “Guardiões da Galáxia”). Saiu-se com 66% no RT.

Outra opção em cartaz, a cinebiografia “Tolkien” é bem mais dramática, mas nem por isso deixa de ser fantasiosa – e não apenas por abordar o que inspirou o autor de “O Senhor dos Anéis”. Os herdeiros do escritor renegaram, o público americano não se interessou – estreou em 9º lugar – e a crítica deu de ombros – 50% no RT.

Se a ficção delirante fracassou, o mesmo não aconteceu com o documentário “A Juíza”, que virou um dos grandes fenômenos do cinema americano em 2018. Lançado em 34 salas, o filme acabou se tornando a 24ª maior bilheteria de um documentário nos Estados Unidos em todos os tempos. Foi indicado a dois Oscars, venceu o Critics Choice e ainda atingiu 94% no RT. O motivo: a história de vida de Ruth Bader Ginsburg, uma advogada feminista que conseguiu mudar a jurisprudência e revolucionar os direitos das mulheres. Em reconhecimento às suas realizações, foi nomeada juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos e virou um improvável ícone da cultura pop, tanto que também ganhou um filme de ficção no ano passado – “Suprema”, estrelado por Felicity Jones.

Entre os filmes não-americanos da semana, destacam-se o brasileiro “Inferninho”, grande evolução do cinema discursivo de Pedro Diogenes e Guto Parente, que evoca o universo queer brega de “Paraíso Perdido”, e o indiano “A Costureira de Sonhos”, um romance entre casal de diferentes classes sociais, que junta o novelão com observações sobre a sociedade da Índia moderna.

Confira abaixo todos os lançamentos do fim de semana com seus respectivos trailers e sinopses.

Aladdin | EUA | Fantasia

Aladdin (Mena Massoud) é um jovem ladrão que vive de pequenos roubos em Agrabah. Um dia, ele ajuda uma jovem a recuperar um valioso bracelete, sem saber que ela na verdade é a princesa Jasmine (Naomi Scott). Aladdin logo fica interessado nela, que diz ser a criada da princesa. Ao visitá-la em pleno palácio e descobrir sua identidade, ele é capturado por Jafar (Marwan Kenzari), o grão-vizir do sultanato, que deseja que ele recupere uma lâmpada mágica, onde habita um gênio (Will Smith) capaz de conceder três desejos ao seu dono.

Hellboy | EUA | Fantasia

Ao chegar à Terra ainda criança, após ser invocado por um feiticeiro contratado pelo governo nazista, Hellboy (David Harbour) foi criado como um filho por Trevor Bruttenholm (Ian McShane), um professor que estava no local no momento em que emergiu do inferno. Já adulto, Hellboy se torna um aliado dos humanos na batalha contra monstros de todo tipo. Quando a poderosa feiticeira Nimue (Milla Jovovich), também conhecida com a Rainha Sangrenta, insinua seu retorno, ele logo é convocado para enfrentá-la.

Brightburn – Filho das Trevas | EUA | Fantasia

Quando uma criança alienígena cai no terreno de um casal na parte rural dos Estados Unidos, eles decidem criar o menino como seu filho. Porém, ao começar a descobrir seus poderes, ao invés de se tornar um herói para a humanidade, ele passa a aterrorizar a pequena cidade onde vive, se tornando uma força sombria na Terra.

Tolkien | EUA | Drama

Sarehole Mill, Inglaterra. Após o falecimento de sua mãe quando ainda era criança, J.R.R. Tolkien (Nicholas Hoult) e seu irmão são entregues aos cuidados do padre Francis (Colm Meaney). Vivendo com o dinheiro contado e precisando ajudar na casa em que vive, Tolkien faz amizade na escola com um grupo de jovens, que logo formam uma irmandade. Juntos, eles incentivam uns aos outros para que tenham a coragem necessária de realizar seus sonhos. Fascinado por línguas, Tolkien aos poucos desenvolve uma criada por ele mesmo, que usa como base para a criação de um universo fantástico situado na Terra Média.

A Juíza | EUA | Documentário

Um retrato íntimo da vida e da carreira de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos que se tornou um improvável ícone da cultura pop. Além de sua trajetória, o documentários explora também suas primeiras batalhas jurídicas e como elas mudaram o mundo para as mulheres.

Inferninho | Brasil | Drama

Deusimar, a dona do Inferninho, um bar que é mais um refúgio, quer ir embora para um lugar distante. Jarbas, um marinheiro que acaba de chegar, quer ficar. Um amor começa a nascer entre os dois capaz de mudar tudo, desde suas vidas, ao bar e as pessoas em volta deles.

A Costureira de Sonhos | Índia | Drama

Ratna (Tillotama Shome) trabalha como empregada doméstica para Ashwin (Vivek Gomber), um homem rico que parece ter tudo, porém vive desesperançoso e perdido pela vida. Enquanto isso, Ratna, que parece ter nada, vive a vida determinada a alcançar seus sonhos.

O Caravaggio Roubado | Itália | Drama

Valeria (Micaela Ramazzotti) é a jovem secretária de um produtor de cinema, mora com a mãe e é escritora fantasma para um roteirista de sucesso. Quando ela recebe de presente de um estranho uma trama de filme com o nome de “A História Sem Nome”, contando a história do misterioso roubo da pintura Natività de Caravaggio, ela se vê imersa em uma implacável conspiração.

Os Papéis de Aspern | Reino Unido | Drama

Na Veneza de 1885, Morton Vint (Jonathan Rhys Meyers) é um ambicioso jovem escritor fascinado com o poeta Jeffrey Aspern (Jon Kortajarena). Sem ter certeza do que vai encontrar, ele decide ir atrás das cartas que Aspern escreveu para sua musa e amante Juliana Bordereau (Vanessa Redgrave).

Histórias Estranhas | Brasil | Terror

Uma coletânea de oito contos que apresentam as mais variadas abordagens do horror, do bizarro e do inexplicável, como bruxas, demônios e serial-killers. As histórias são: “Ninguém”, “A Mão”, “Mulher Ltda.”, “No Trovão, na Chuva ou na Tempestade”, “Os Enamorados”, “Invisível”, “Sete Minutos para a Meia-noite” e “Apóstolos”.