Bandidos na TV: Trailer de série documental mostra crimes do Abutre brasileiro

A Netflix divulgou o primeiro trailer da série documental sobre Wallace Souza, ex-apresentador de TV e deputado, que foi preso por orquestrar mortes e produzir cenas de crime para passar em seu […]

A Netflix divulgou o primeiro trailer da série documental sobre Wallace Souza, ex-apresentador de TV e deputado, que foi preso por orquestrar mortes e produzir cenas de crime para passar em seu programa na televisão.

Lançada como “Bandidos na TV”, a série não é brasileira, mas das produtoras britânicas Caravan e Quicksilver. O título original é em inglês, “Killer Ratings”, uma expressão de duplo sentido que se refere a números “matadores” (altos) de audiência, mas também um trocadilho com assassinatos. A “tradução” da Netflix nacional apenas deixa a desejar como sempre.

Wallace Souza chamou atenção com o programa “Canal Livre”, que apresentava em Manaus. A atração era uma mistura de programas do Ratinho e Datena, com apresentações musicais, fantoches e pancadaria encenada, mas ganhou fama por encontrar cenas de crime e exibi-las antes de a polícia ter chegado ao local – como no filme “O Abutre”.

Após investigação, Souza passou a ser acusado de encomendar mortes e criar as cenas dos crime, com o intuito exclusivo de mostrá-las no programa. Um ex-segurança do apresentador o acusou de ser chefe de uma organização criminosa.

O apresentador também foi deputado, mas acabou cassado no final de 2009 e expulso do PP depois de ser acusado pela Polícia Civil de mandar matar traficantes de drogas para aumentar a audiência de seu programa de TV. Ele ainda foi fotografado confraternizando com o líder do tráfico local.

Acabou preso por suspeita de ligações com crimes, incluindo formação de quadrilha, tráfico de drogas e homicídio. Durante sua defesa, alegou inocência.

Souza morreu em 2010, vítima de parada cardíaca e infecção generalizada.

A produção da série entrevistou pessoas ligadas ao programa de Souza, amigos, parentes e fontes policiais, e promete mostrar cenas inéditas do “Canal Livre”. A direção é de Daniel Bogado, que já ganhou diversos prêmios por seus documentários para o Channel 4 britânico, especializando-se na cobertura de conflitos africanos.

A série documental terá sete episódios e estreia no dia 31 de maio.