Ator da série infantil Henry Danger revela que é transexual

Conhecido por interpretar o personagem Schwoz Schwartz na popular série infantil “Henry Danger”, do canal Nickelodeon, o ator Michael D. Cohen revelou nesta semana, em entrevista à revista Time, que é transgênero. […]

Conhecido por interpretar o personagem Schwoz Schwartz na popular série infantil “Henry Danger”, do canal Nickelodeon, o ator Michael D. Cohen revelou nesta semana, em entrevista à revista Time, que é transgênero.

O ator contou que sua transição aconteceu antes de sua carreira decolar, há 20 anos, e que isso nunca foi tema de discussão em seu trabalho como ator, porque ninguém reparou.

Um dos motivos de ninguém ter reparado é que Cohen foi mulher apenas no Canadá. Sua carreira começou no país em que nasceu, e ele chegou a interpretar papéis femininos até o ano 2000, quando iniciou seu processo de transição de gênero.

Ele foi aparecer com mais destaque na TV americana a partir de 2009, já em papéis masculinos – em participações nas séries “My Name Is Earl”, “Eastwick” e “Modern Family”, antes de se especializar em séries infantis, como “Os Feiticeiros de Waverly Place” e “Os Guerreiros Wasabi”.

Em 2014, ele foi escalado para um dos principais papéis masculinos de “Henry Danger”, repetindo a participação no spin-off animado “As Aventuras de Kid Danger”.

Na entrevista, o ator disse que foi “mal denominado” no seu nascimento e que realmente se identifica como homem. “Estou orgulhoso de ter tido uma experiência transgênero – uma jornada transgênero”, compartilhou.

Cohen contou que só recentemente se sentiu motivado a trazer o assunto à tona, como reação a um ambiente que estaria ficando mais intolerante. “Essa reação louca e opressão de direitos está acontecendo bem na minha frente. Eu não posso ficar em silêncio”, disse. “O nível de – vamos ser educados – mal-entendido em torno de questões trans é tão profundo e tão destrutivo. Quando você enfraquece uma população, você enfraquece todo mundo”.

A revelação de Michael D. Cohen também está ligada a um projeto que ele planeja há 15 anos, que contará a história de como ele e sua família chegaram a um acordo sobre sua verdadeira identidade, e como ele precisou compreender o que significa ser homem.