Shazam! é a estreia mais poderosa da semana nos cinemas

A estreia superpoderosa de “Shazam!” monopoliza os cinemas brasileiros nesta quinta (4/4). Maior lançamento da semana, simultâneo aos EUA, o filme é outro acerto entre as adaptações recentes da DC Comics, uma […]

A estreia superpoderosa de “Shazam!” monopoliza os cinemas brasileiros nesta quinta (4/4).

Maior lançamento da semana, simultâneo aos EUA, o filme é outro acerto entre as adaptações recentes da DC Comics, uma combinação da Sessão da Tarde clássica “Quero Ser Grande” (1988) com Superman.

Claro, a história do menino que vira super-herói adulto por um passe de mágica é muito mais antiga que o filme do jovem Tom Hanks. Escrita por Bill Parker e desenhada por C.C. Beck em 1939, tem como inspiração o próprio leitor dos quadrinhos: os adolescentes que se imaginam participando das aventuras de seus heróis favoritos.

Muito bem-sucedida em seus momentos de comédia assumida, a ação perde um pouco o ímpeto ao cair nos clichês de quadrinhos, como ter que enfrentar o supervilão genérico da vez (Mark Strong como uma reinvenção completa do Dr. Silvana), mas se redime com as performances de Zachary Levy como o super-herói do título e Jack Dylan Grazer como seu irmão adotivo. O menino de “It – A Coisa” rouba todas as cenas em que aparece, além de reforçar a moral da história: que uma família carinhosa e unida faz diferença.

A programação dos multiplexes também destaca “Duas Rainhas”, que traz Saoirse Ronan (“Brooklyn”) como Mary Stewart, a Rainha da Escócia, e Margot Robbie (“Esquadrão Suicida”) como Elizabeth I, a Rainha da Inglaterra. O conflito histórico entre as duas primas já foi bastante filmado – desde o século 19! – mas o elenco jovem renova a premissa com empoderamento feminino.

No circuito limitado, três filmes chamam mais atenção. O papel-título de “O Tradutor” é desempenhado por Rodrigo Santoro, um professor de russo requisitado a ajudar médicos cubanos com a tradução de crianças vítimas do desastre de Chernobyll, trazidas à Cuba para se tratar de envenenamento radioativo. A história é baseada na história real do pai dos diretores (os irmãos Rodrigo e Sebastián Barriuso) e faz o ator brasileiro sofrer em espanhol e russo.

“3 Faces” se utiliza da estrutura de falso documentário investigativo para acompanhar uma viagem do cineasta iraniano Jafar Panahi e da atriz Behnaz Jafari em busca de uma adolescente que enviou um vídeo pedindo ajuda para fugir de sua aldeia e poder estudar. Ao chegar lá, descobrem que ela simplesmente sumiu. O roteiro de Panahi foi premiado no Festival de Cannes do ano passado.

Por fim, o francês “Quando Margot Encontra Margot” lança mão de elementos fantásticos como ponto de partida de uma comédia existencial, em que uma mulher de 40 anos encontra uma versão de si mesma aos 20 anos e as duas passam a conviver, conversando sobre o que o futuro reserva e o que pode ser feito para melhorá-lo.

O resto da programação é de uma tristeza profunda, com direito a três filmes sobre funerais. O melhor é o drama argentino “Família Submersa”, o pior a comédia “Um Funeral em Família”, que tem a curiosidade de trazer a Dona Hermínia americana, Mabel “Madea” Simmons (o ator, diretor e roteirista Tyler Perry). No meio de ambos, há o brasileiro “Bio – Construindo uma Vida”, que também utiliza uma estrutura de falso documentário, mas de viés televisivo, repleto de cabeças falantes, para abordar um falecido fictício.

Três documentários reais encerram a lista. E embora o filme sobre “Mussum” tenha maior potencial comercial, é o longa de nome empolado, “O Chalé É uma Ilha Batida de Vento e Chuva”, que merece ser visto.

Veja os trailers e as sinopses de todas as estreias abaixo.

Shazam! | EUA | Super-Heróis

Billy Batson (Asher Angel) tem apenas 14 anos de idade, mas recebeu de um antigo mago o dom de se transformar num super-herói adulto chamado Shazam (Zachary Levi). Ao gritar a palavra SHAZAM!, o adolescente se transforma nessa poderosa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo, ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Sivana (Mark Strong).

Duas Rainhas | EUA, Reino Unido | Drama

Ainda criança, a princesa Mary (Saoirse Ronan) foi prometida ao filho mais velho do rei Henrique II, Francis, e então foi levada para França. Mas logo Francis morre e Mary volta para a Escócia, na tentativa de derrubar sua prima Elizabeth I (Margot Robbie), a Rainha da Inglaterra.

O Tradutor | Cuba, Canadá| Drama

Trabalhando na Universidade de Havana, um professor de literatura russa é obrigado a trabalhar como tradutor para crianças vítimas do desastre nuclear de Chernobyl quando elas são enviadas a Cuba para tratamento médico.

3 Faces | Irã | Drama

Uma famosa atriz iraniana recebe um vídeo perturbador de uma garota implorando por ajuda para escapar de sua família conservadora. Ela então pede seu amigo, o diretor Jafar Panahi, para descobrir se o vídeo é real ou uma manipulação. Juntos, eles seguem o caminho para a aldeia da menina nas remotas montanhas do norte, onde as tradições ancestrais continuam a ditar a vida local.

Quando Margot Encontra Margot | França | Drama

Paris, França. Após se esbarrarem em uma festa, Margot (Sandrine Kiberlain), de 45 anos, e Margot (Agathe Bonitzer), de 20 anos, percebem que são a mesma pessoa, com décadas de diferença. A partir de então, elas desenvolvem uma estranha amizade, na qual uma delas passa por momentos da vida que a outra já conhece; e a outra tenta auxiliar a mais nova a não cometer os mesmos erros desnecessários.

Família Submersa | Argentina, Brasil | Drama

Quando Rina morre repentinamente, a vida de sua irmã e companheira de vida Marcela é completamente abalada. O velório é sobreposto por conversas sobre o passado e assuntos familiares que incomodam Marcela, principalmente por estar recebendo todos em sua casa.

Bio – Construindo uma Vida | Brasil | Drama

Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não lhe permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz.

Um Funeral em Família | EUA | Comédia

Madea (Tyler Perry) e seus companheiros achavam que estavam indo para uma reunião de família como outra qualquer. Porém, tudo se transforma em um pesadelo quando de repente eles precisam planejar um funeral no meio de sua viagem a Georgia.

Mussum, um Filme do Cacildis | Brasil | Documentário

A trajetória do humorista e sambista Antônio Carlos Bernado Gomes, o Mussum, é contada de diferentes ângulos. São reveladas facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa “Os Trapalhões”. Por trás de sua persona humorística e debochada, Antônio Carlos mantinha uma rotina de responsabilidades com sua família, projetos e compromissos.

O Chalé É uma Ilha Batida de Vento e Chuva | Brasil | Documentário

Após uma viagem para o Pará, a diretora Letícia Simões entrou em contato com o livro de Dalcídio Jurandir. O documentário é uma homenagem ao romancista, que, enquanto escrevia os livros que compõem sua saga de 10 volumes, subia e descia o Rio Tapajós de barco para trabalhar como inspetor de escola.

Milagre | Brasil | Documentário

Apesar dos milagres serem o elemento central da fé cristã, atualmente são poucos os que se propõem a adentrar o tema. Através de conversas com pensadores como Olavo de Carvalho, Raphael de Paola e Wolfgang Smith, o diretor Mauro Ventura inicia uma investigação filosófica acerca desse fenômeno, com o objetivo de dissecá-lo de forma profunda e desvendar os seus enigmas para a contemporaneidade.