Manuscrito da continuação de Laranja Mecânica é encontrado

Um manuscrito para uma continuação do livro “Laranja Mecânica” foi encontrado no meio de vários papéis acumulados pelo autor Anthony Burgess em sua antiga casa. A informação foi divulgada pela fundação criada […]

Um manuscrito para uma continuação do livro “Laranja Mecânica” foi encontrado no meio de vários papéis acumulados pelo autor Anthony Burgess em sua antiga casa. A informação foi divulgada pela fundação criada em homenagem ao escritor britânico.

São 200 páginas, escritas entre 1972 e 1973, que oferecem mais pensamentos sobre a condição humana, refletem sobre as controvérsias geradas pelo filme dirigido por Stanley Kubrick em 1971 e elaboram ainda mais os temas apresentados na obra original, lançada em 1962. Esse trabalho nunca lançado é descrito pela Fundação Internacional Anthony Burgess como “parte reflexão filosófica e parte autobiográfica”.

Segundo Andrew Biswell, diretor da fundação, “essa incrível continuação não publicada esclarece mais questões sobre Burgess, Kubrick e as polêmicas que envolvem o livro”.

O pesquisador afirmou que o material, batizado de “Clockwork Condition” (A Condição Mecânica, em tradução livre), oferece um maior panorama sobre o contexto da obra mais famosa do autor, além de ampliar sua visão “sobre crime, castigo e os possíveis efeitos destruidores da cultura visual”.