Joaquin Phoenix dá show no primeiro trailer legendado do filme do Coringa

A Warner divulgou o pôster nacional e o primeiro trailer legendado de “Coringa” (Joker), filme sobre a origem do vilão dos quadrinhos. E a prévia é um show do ator Joaquin Phoenix […]

A Warner divulgou o pôster nacional e o primeiro trailer legendado de “Coringa” (Joker), filme sobre a origem do vilão dos quadrinhos. E a prévia é um show do ator Joaquin Phoenix (“A Pé Ele Não Vai Longe”). Literalmente, já que ele se apresenta num palco em uma cena, mas também simbolicamente, porque aparece em todos os instantes do material, ilustrando a tragédia do personagem como um palhaço desiludido, que sofre uma violência atrás da outra até enlouquecer.

O tom e a cenografia são de produções dos anos 1970, o que torna referencial a participação de Robert De Niro no elenco – “Taxi Driver” (1976) e “O Rei da Comédia” (1982), de Martin Scorsese, parecem inspirar a trama. Mas também há uma alusão explícita a Charles Chaplin num rápido take, trazendo à tona paralelos com “Luzes da Ribalta” (1952).

Ao longo do vídeo, Phoenix aparece em diferentes roupas de palhaço – a maioria vislumbrada nas fotos tiradas por paparazzi durante as filmagens. Até trocar a peruca verde por uma tintura de cabelo da mesma cor, para combinar com o figurino roxo e a maquiagem branca que conjuram uma imagem mais próxima do ícone da DC Comics.

Parece bastante promissor. Mas poderia se chamar Palhaço, já que não há nada no material que realmente remeta ao Coringa. Até mesmo a inclusão do Asilo Arkham, para situar a história em Gotham em vez de uma evidente Nova York, troca a arquitetura gótica do hospício dos quadrinhos pela estética funcional de uma unidade de saúde pública.

E, claro, o Coringa jamais usou maquiagem para enfrentar Batman. A pele branca e os cabelos verdes são “naturais”, por assim dizer, resultado de um acidente com produtos químicos.

O filme obviamente mostra uma história nunca vista nos quadrinhos, revelando Arthur Fleck sob um ângulo diferente. A começar pelo fato de a DC Comics nunca ter dado nome para a “identidade civil” do Coringa – que virou Jeremiah Valeska na série “Gotham”. O que já dá mostras da “inovação” do diretor Todd Phillips (“Se Beber Não Case”), que também escreveu o roteiro com Scott Silver (“O Vencedor”).

O elenco ainda conta com Zazie Beetz (“Deadpool 2”), Marc Maron (“GLOW”), Frances Conroy (“American Horror Story”) e Brett Cullen (“Narcos”).

Segundo tem sido apurado, Maron interpreta um produtor do programa de TV apresentado pelo personagem de De Niro, que, por sua vez, será um astro de talk show com papel importante na origem do Coringa. Já Frances Conroy seria a mãe do futuro vilão do Batman, enquanto Brett Cullen daria vida a Thomas Wayne, o pai do próprio Batman.

“Coringa” será o primeiro filme da safra atual de adaptações da Warner produzido sem qualquer ligação com o universo cinematográfico da DC Comics. Caso seja bem-sucedido, outros lançamentos “independentes” devem ser produzidos.

A estreia está marcada para 3 de outubro no Brasil, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.