A Maldição da Chorona é maior estreia, mas programação de cinema inclui filmes premiados


A dúzia de lançamentos da semana é bastante sortida. Mas a distribuição privilegia o que há de menos vital na lista, como o terror “A Maldição da Chorona” e a sci-fi “Cópias – De Volta à Vida”. O primeiro é mais uma coleção de sustos banais do universo de “Invocação do Mal” – o padre Perez, vivido por Tony Amendola, já apareceu em “Annabelle” (2014). O segundo resultou na pior bilheteria de estreia da carreira de Keanu Reeves na América do Norte. Cheios de clichês, receberam cotações abismais no agregador de críticas Rotten Tomatoes, respectivamente 27% e 10% de (des)aprovação.

Outro título americano, “O Gênio e o Louco”, tem mais ação em seus bastidores do que na tela. Ainda inédita nos Estados Unidos, esta biografia convencional sobre personagens pouco convencionais (leia a sinopse abaixo) ficou três anos no limbo, enquanto Mel Gibson, ator e produtor do filme, brigava com o estúdio Voltage na justiça, alegando violação de contrato e dever fiduciário, fraude promissória e muito mais, para assumir o controle de sua edição final. Ele perdeu. Não perca seu tempo também.

Por conta disso tudo, o filme americano para se ver nesta quinta (18/4) é “O Mau Exemplo de Cameron Post”, ainda que com atraso de oito meses em relação aos Estados Unidos. Drama vencedor do Festival de Sundance 2018, traz Chloë Grace Moretz (“Carry, a Estranha”) como uma adolescente lésbica que é pega beijando a rainha do baile de formatura e enviada por sua tia ultra-conservadora para uma espécie de centro de recuperação para jovens gays.

O livro de Emily M. Danforth, em que a trama se baseia, é ainda mais chocante porque a garota tem apenas 14 anos – enquanto Moretz já está com 22 na vida real. A história segue com as amizades que ela faz no “campo de concentração light” disfarçado de centro de reeducação, e sua atitude de desafio contra a repressão daquele lugar, dirigido por um pastor.

“O Mau Exemplo de Cameron Post” é anterior a “Boy Erased”, que causou polêmica ao ter seu lançamento cancelado nos cinemas brasileiros no início do ano. Também sobre “cura gay” evangélica, este drama saiu direto em DVD na quarta-feira (17/4).

Os demais destaques têm estreia bastante limitada e compõem uma espécie de mostra do Festival de Cannes do ano passado.

“Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos”, codirigido pelo português João Salaviza e a brasileira Renée Nader Messora, venceu o Prêmio Especial do Júri da mostra Um Certo Olhar, principal seção paralela do festival francês. Filmado no Brasil, o longa embaralha os limites entre ficção e registro documental. Com elenco amador, extraído de uma aldeia de índios Krahô, no estado de Tocantins, a obra recria na tela dramas reais da comunidade, como a história do adolescente que começa a ter visões e prefere fugir a virar pajé. Totalmente falado em idioma nativo, o filme é exibido com legendas.

O argentino “O Anjo” passou na mesma mostra. Com produção do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, o filme de Luis Ortega (“Lulu”) conta a história real de um belo adolescente de 17 anos que se encanta com a adrenalina dos atos ilícitos e vira um dos piores criminosos da Argentina – e o prisioneiro que cumpre a maior sentença carcerária do país. Assim como o “Mau Exemplo”, lida com temas LGBTQ e estreou há oito meses em seu mercado original.

Já “Amor até às Cinzas” competiu pela Palma de Ouro de Cannes. Novo drama do consagrado diretor chinês Jia Zhangke (“As Montanhas se Separam”, “Um Toque de Pecado”), acompanha uma história de amor violento e passional entre um gângster e a mulher capaz de ir para a cadeia por ele. Mais elogiado entre todos os lançamentos da semana, atingiu impressionantes 98% de aprovação no Rotten Tomatoes – 10% a mais que o “Mau Exemplo de Cameron Post”.

A lista ainda inclui “Vidas Duplas”, que é uma comédia do prestigiado diretor francês Olivier Assayas (“Personal Shopper”), além de programação religiosa de Páscoa e dois documentários nacionais.

Confira abaixo todos os títulos e sinopses dos filmes que entram em cartaz nos cinemas brasileiros.

A Maldição da Chorona | EUA | Terror

Na Los Angeles da década de 1970, uma assistente social criando seus dois filhos sozinha depois de ser deixada viúva começa a ver semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural La Llorona. A lenda conta que, em vida, La Llorona afogou seus filhos e depois se jogou no rio, se debulhando em lágrimas. Agora ela chora eternamente, capturando outras crianças para substituir os filhos mortos.

Cópias – De Volta à Vida | EUA | Sci-fi

Depois de um grave acidente de trânsito que matou toda a sua família, um neurocientista (Keanu Reeves) sente que perdeu o sentido da vida. Utilizando seu meio de trabalho, ele se torna obcecado em trazê-los de volta, mesmo que isso signifique desafiar boa parte do governo e, principalmente, as leis da física.

O Gênio e o Louco | EUA | Drama

A história real de dois homens ambiciosos que tentam concluir um dos maiores projetos do mundo: a criação do Dicionário Oxford. Um deles é o Professor James Murray (Mel Gibson), que tomou a decisão de iniciar o compilado em 1857, e o outro é Doutor W.C. Minor (Sean Penn), que contribuiu com mais de 10.000 verbetes para o dicionário estando internado em um hospício para criminosos. Os dois têm suas vidas ligadas pela loucura, genialidade e obsessão.

O Mau Exemplo de Cameron Post | EUA | Drama


Flagrada pelo namorado transando com a melhor amiga em pleno baile de formatura, Cameron Post (Chloe Grace Moretz) é enviada pela tia para um centro religioso que afirma curar jovens atraídos pelo mesmo sexo, mas para se submeter ou não ao suposto tratamento, a adolescente precisa antes descobrir quem é de fato.

Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos | Brasil | Drama

Ihjãc é um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade.

Amor até às Cinzas | China | Drama

Datong, China, 2001. Uma bela e jovem dançarina chamada Qiao (Zhao Tao) está apaixonada por Bin (Fan Liao), um mafioso local. Durante uma briga entre gangues rivais, ela dispara uma arma para proteger seu namorado. Mas isso lhe dá cinco anos de prisão. Após sua liberação, ela vai procurar Bin para tentar começar tudo de novo.

Vidas Duplas | França | Comédia

Um editor (Guillaume Canet) e um autor (Vincent Macaigne) enfrentam ao mesmo tempo a crise da meia idade, a revolução digital que abala o mercado editorial e imprevistas dificuldades em seus respectivos relacionamentos amorosos.

O Anjo | Argentina, Espanha | Drama

Carlos Robledo Puch está preso há 45 anos, o período mais longo de detenção já registrado na história da Argentina. Durante a adolescência, ele confessou ter cometido 11 assassinatos, executado mais de 40 roubos e uma série de sequestros. Alguns de seus atos criminosos configuravam-se como uma forma de impressionar Carlos, um amigo íntimo. Quando sua identidade foi revelada para o público, ele ganhou o apelido de “Anjo da Morte”, graças aos seus cachos e rosto angelical, tornando-se uma celebridade instantânea no país.

Jesus de Nazaré – O Filho de Deus | Espanha | Religião

Desde o celebrado momento do seu nascimento até a sua chegada em Jerusalém para ir ao encontro da crucificação, a história de Jesus de Nazaré foi um marco que perdura até hoje na forma como nos moldamos como sociedade. Pouco antes de cumprir seu destino na Terra, Jesus passa por um longo retiro de 40 dias pelo deserto da Judeia, atravessando diversos tipos de obstáculos, provações e tentações.

O Filho do Homem | Brasil | Religião

Maria (Júlia Cotta) recebe a visita do Anjo Gabriel, que traz a mensagem de sua gravidez do Espírito Santo. Mesmo relutante, José casa-se com ela e assume a criança para criar como sua. Em um humilde estábulo de Belém, nasce Jesus (Allan Ralph), que passa os próximos 33 anos pregando, até ser perseguido pelas autoridades do Império Romano que dominam a Judeia e ser condenado à cruz.

Santos de Todos os Gols | Brasil | Documentário

O gol é o ápice de qualquer partida de futebol que se preze: o momento de euforia máxima esperado por qualquer equipe. E o time do Santos é conhecido por ser o recordista brasileiro que mais balançou as redes até hoje. Neste ensaio, ídolos como Pelé, Robinho e Serginho Chulapa contam como as suas sensações misturaram-se à própria história do Clube nos seus momentos mais importantes dentro e fora de campo.

Marcia Haydée – Uma Vida pela Dança | Brasil | Documentário

Inserida no universo da dança desde os três anos, Márcia Haydée usou de seu talento para sair da realidade suburbana e migrar para a Europa, na intenção de perseguir o seu sonho. Após arriscar uma carreira internacional sem ter certeza do que estaria por vir, ela foi descoberta por um importante coreógrafo e passou a ser uma das bailarinas mais disputadas do mundo. Depois de sua aposentadoria, Márcia decidiu que não conseguiria viver sem se apresentar, e voltou para os palcos aos 62 anos.



Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna



Back to site top
Change privacy settings