A Netflix divulgou o pôster e o trailer legendado de “A Gente se Vê Ontem” (See You Yesterday), uma sci-fi de temática social. Com protagonistas negros, a trama acompanha uma menina gênio e seu melhor amigo que inventam uma máquina do tempo caseira e a usam para tentar salvar a vida do irmão dela, assassinado pela polícia numa abordagem racista. Mas eles logo descobrem que o tempo não aceita mudanças.
“A Gente se Vê Ontem” é um “Projeto Almanaque” (2015) politicamente correto, em que a ficção científica ilustra o tema do movimento ativista Black Lives Matter, que denuncia a brutalidade policial nos Estados Unidos. O rapaz morto pela polícia está desarmado e não reage, circunstâncias similares a vários casos ocorridos nos EUA nos últimos anos.
A produção é de ninguém menos que Spike Lee, cineasta premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por “Infiltrado na Klan”, que apadrinha a estreia na direção de longas de seu assistente naquele filme, Stefon Bristol.
O filme é baseado num curta de Bristol lançado em 2017, e mantém o mesmo elenco central, com Eden Duncan-Smith (“Annie”) e o estreante em longas Danté Crichlow nos papéis dos viajantes do tempo. Já o irmão assassinado é vivido por Astro (“Caçada Mortal”).
A estreia está marcada para 17 de maio. E marca a segunda parceria entre Spike Lee a Netflix. O serviço de streaming já disponibilizou a 1ª temporada de “Ela Quer Tudo”, série inspirada no filme homônimo de 1986 de Lee, que retorna com novos episódios em maio. O próximo filme do cineasta, um drama de guerra, também será exibido com exclusividade na plataforma.