Terror Nós é a melhor estreia de cinema da semana

A programação da semana tem muitos dramas e comédias, mas a melhor estreia é um terror. “Nós” confirma o talento de Jordan Peele, que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original com […]

A programação da semana tem muitos dramas e comédias, mas a melhor estreia é um terror. “Nós” confirma o talento de Jordan Peele, que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original com sua estreia na direção, “Corra!” (2017). Seu novo filme assusta tanto quanto inspira reflexão. E tem impressionantes 98% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

Apesar disso, o lançamento com maior distribuição é o romance adolescente de doença “A Cinco Passos de Você”, mais recente adaptação de best-seller desse subgênero mórbido, que repete situações vistas em outros exemplares do ciclo – de “A Culpa É da Estrelas” (2014) a “Tudo e Todas as Coisas” (2017).

Curiosamente, os outros dois dramas americanos que entram em cartaz também trazem jovens doentes. Principal opção, Julia Roberts vive a mãe de um jovem viciado e perigoso em “O Retorno de Ben”, enquanto Emma Thompson é uma juíza diante de um dilema em “Um Ato de Esperança”, sobre um rapaz que pode morrer se não fizer um tratamento proibido por sua religião.

Duas comédias brasileiras ocupam o resto do circuito intermediário. A única engraçada é “Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral”, continuação do sucesso inesperado de 2013. Desta vez, Francisgleydisson (Edmilson Filho) pretende filmar uma sci-fi no sertão, com direito a luta entre cangaceiros e discos voadores, e participação do cantor brega Falcão.

Entre os lançamentos limitados, “O Grande Banho” surpreende por ter sido indicado a 10 prêmios César (o Oscar francês). Venceu um (Melhor Ator Coadjuvante para Philippe Katerine). Segundo filme dirigido pelo ator Gilles Lellouche, acompanha um grupo de homens deprimidos que encontra motivação no nado sincronizado, esporte considerado feminino.

Confira abaixo os trailers e as sinopses destes e dos demais lançamentos desta quinta (21/3).

Nós | EUA | Terror

Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.

A Cinco Passos de Você | EUA | Drama

Aos 16 anos de idade, Stella Grant (Haley Lu Richardson) é diferente da maior parte dos adolescentes: devido a uma fibrose cística, ela passa muito tempo no hospital, entre tratamentos e acompanhamento médico. Um dia, conhece Will Newman (Cole Sprouse), garoto que sofre da mesma doença que ela. A atração é imediata, porém os dois são obrigados a manter distância um do outro por questões de saúde. Enquanto Stella pensa em quebrar as regras e se aproximar do garoto da sua vida, Will começa a se rebelar contra o sistema e recusar o rigoroso tratamento.

O Retorno de Ben | EUA | Drama

Ben Burns (Lucas Hedges) é um jovem problemático que volta para a casa de sua família certa noite de Natal. Sua mãe preocupada, Holly (Julia Roberts), o recebe com todo amor, porém logo percebe que ele pode trazer perigo para seu lar. Durante 24 horas que podem mudar sua vida para sempre, Holly deve fazer de tudo para impedir que sua família seja destruída.

Um Ato de Esperança | EUA | Drama

Fiona Maye (Emma Thompson) é uma eminente juíza da Alta Corte, que preside casos eticamente complexos do direito familiar. Com o serviço pesado, sua carga horária acaba exigindo um desgaste pessoal. Em meio ao seu precário relacionamento com um professor (Stanley Tucci), ela precisa decidir sobre o caso de Adam (Fionn Whitehead), um garoto diagnosticado com leucemia que se recusa em fazer a transfusão de sangue que salvará sua vida, devido a uma crença religiosa.

Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral | Brasil | Comédia

Pacatuba, interior do Ceará, 1980. A popularização da TV obriga Francisgleydisson (Edmilson Filho) a fechar seu adorado Cine Holliúdy e ir morar na casa da sogra, ao lado da esposa Maria das Graças (Miriam Freeland) e do filho Francin (Ariclenes Barroso). Após passar por uma experiência alienígena, na qual um amigo foi abduzido, ele tem a ideia de rodar um longa-metragem de ficção científica onde Lampião enfrenta os seres extra-terrestres. Para tanto, consegue o apoio do prefeito Olegário (Roberto Bomtempo) e de sua esposa Justina (Samantha Schmütz), candidata às próximas eleições.

Chorar de Rir | Brasil | Comédia

Estrela do programa de TV “Chorar de Rir”, Nilo Perequê (Leandro Hassum) é um grande nome da comédia no país. Quando ganha o prêmio de melhor comediante do ano, o humorista decide mudar radicalmente sua carreira e se dedicar totalmente ao drama, deixando sua família e seu empresário desesperados.

Alaska | Brasil | Drama

Anos após se separarem, Ana (Bella Carrijo) e Fernando (Rafael Sieg) decidem visitar mais uma vez a Chapada dos Veadeiros, que foi cenário de uma intensa história de amor entre os dois. A viagem é uma segunda chance para essa paixão. Mas o tempo passou e eles talvez não sejam mais os mesmos.

Um Banho de Vida | França | Comédia

Bertrand (Mathieu Amalric) está no “auge” dos seus 40 anos e sofre de depressão. Depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram nenhum efeito, ele começa a frequentar a piscina municipal do bairro em que vive. Lá ele conhece outros homens com histórias semelhantes a sua. O grupo se junta e forma uma equipe de nado sincronizado masculina, algo incomum dentro do esporte. Sob o comando de Delphine (Virginie Efira), uma ex-atleta vitoriosa, Bertrand e os novos companheiros decidem participar do Campeonato Mundial de Nado Sincronizado, encontrando, enfim, um novo propósito para sua vida.

Jorginho Guinle – $ó Se Vive uma Vez | Brasil | Documentário

Jorge Eduardo Guinle ficou conhecido, ao longo de sua vida, como um dos maiores playboys cariocas. Gozando do patrimônio de sua família abastada, ele circulou entre os melhores bares e boates da cidade, criando uma gama de contatos que o consagraram como o primeiro “promoter” do país. Jorginho, como era conhecido, mantinha amizades próximas com grandes estrelas internacionais como Rita Hayworth e Kim Novak, e foi o responsável por trazê-las para as terras tupiniquins.

As Cores da Serpente | Angola | Documentário

Um registro afetivo sobre a história do Coletivo Murais da Leba, a maior intervenção de grafite da África, procurando entender as motivações dos artistas participantes. A Serra da Leba, composta pela província de Huila e Namibe, tem um histórico de 30 anos vividos em guerra. Buscando se relacionar com sua tradição e ancestralidade, um grupo de artistas angolanos busca pintar os mais de seis mil metros quadrados dos paredões que envolvem a região.