Festival de Cannes vai homenagear o mestre do terror John Carpenter

O diretor John Carpenter vai receber o prêmio honorário Carrosse D’Or na edição deste ano do Festival de Cannes. A homenagem é concedida anualmente pelo grupo de cineastas que comanda a mostra […]

O diretor John Carpenter vai receber o prêmio honorário Carrosse D’Or na edição deste ano do Festival de Cannes. A homenagem é concedida anualmente pelo grupo de cineastas que comanda a mostra Quinzena dos Realizadores (Quinzaine des Réalisateurs), uma das mais importantes do festival francês.

A organização da mostra definiu o mestre do terror como “um gênio criativo, que provoca cruas, fantásticas e espetaculares emoções” com seus filmes.

Carpenter comparecerá a Cannes para receber o prêmio em 15 de maio.

O cineasta de 71 anos é conhecido por clássicos do cinema fantástico como “Halloween” (1978), “Fuga de Nova York” (1981), “O Enigma de Outro Mundo” (1982), “Christine, o Carro Assassino” (1983) e “Os Aventureiros do Bairro Proibido” (1986). Além de diretor, escritor e produtor, ele também é autor das trilhas sonoras da maioria de suas produções, tendo também uma carreira paralela como músico.

O último longa dirigido por Carpenter foi “Aterrorizada”, de 2010. Já seu trabalho mais recente foi como produtor e autor da trilha sonora da continuação do novo “Halloween”, lançado com muito sucesso no ano passado.

Entre os diretores anteriores homenageados com o Carrosse D’Or estão Martin Scorsese (2018), Werner Herzog (2017), Jane Campion (2013) e Agnés Varda (2010).

O Festival de Cannes 2019 ocorre entre os dias 13 e 25 de maio, na Riviera Francesa.