A animação “Como Treinar Seu Dragão 3” se manteve na liderança da bilheteria norte-americana em seu segundo final de semana em cartaz. Com mais US$ 30M (milhões), o final da trilogia animada agora acumula um total de US$ 97,6M nos Estados Unidos e Canadá.
Mas, como foi lançado primeiro no exterior, já soma US$ 375,3M e é um sucesso mundial.
Entre as estreias da semana, “Um Funeral em Família” quase superou o longa da DreamWorks Animation, colando em seu desempenho com US$ 27M.
O filme foi alardeado nos Estados Unidos como o enterro da personagem Madea, uma vovózona interpretada pelo ator Tyler Perry, que a criou numa peça há 20 anos e a transformou em sucesso de cinema, ao estilo de Paulo Gustavo e sua Dona Hermínia (de “Minha Mãe É uma Peça”). E isso atraiu as multidões que viram os longas anteriores – dez ao todo, além de uma participação especial.
Curiosamente, embora os filmes anteriores tenham sido ignorados pela distribuidora nacional, o cortejo fúnebre vai chegar aos cinemas brasileiros em 14 de março. E pode ser o funeral do seu dinheiro, já que, como todos os demais, foi massacrado pela crítica americana – tem só 24% de aprovação no Rotten Tomatoes.
“Um Funeral em Família” ainda jogou “Alita: Anjo de Combate” para o 3º lugar. A adaptação do mangá desceu uma posição em relação à semana passada, mas ficou muitos degraus abaixo dos dois primeiros colocados, com faturamento de apenas US$ 7M nos último três dias. Isto lhe dá um total de US$ 72M no mercado doméstico, rendimento pífio diante dos US$ 200 milhões gastos para que saísse do papel.
Em compensação, seu sucesso internacional é inegável, especialmente na China. O filme já faturou US$ 278 milhões no exterior – mais que “Como Treinar Seu Dragão 3” – para atingir a marca mundial de US$ 350M. Agora, “só” precisa dobrar.
O fim de semana ainda teve uma segunda estreia ampla: “Obsessão” (Greta), suspense estrelado por Chloë Grace Moretz e Isabelle Huppert.
A crítica achou razoável, com 57% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas o público não se entusiasmou muito, fazendo com que seu rendimento não passasse de US$ 4,5M, em 8º lugar no ranking. Sua estreia está marcada para maio no Brasil.
Confira abaixo os demais rendimentos dos 10 filmes mais vistos no final de semana nos Estados Unidos e no Canadá, e clique em seus títulos para ler mais sobre cada produção.
BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte
1. Como Treinar Seu Dragão 3
Fim de semana: US$ 30M
Total EUA e Canadá: US$ 97,6M
Total Mundo: US$ 375,3M
2. Um Funeral em Família
Fim de semana: US$ 27M
Total EUA e Canadá: US$ 27M
Total Mundo: US$ 27M
3. Alita: Anjo de Combate
Fim de semana: US$ 7M
Total EUA e Canadá: US$ 72,2M
Total Mundo: US$ 350,4M
4. Uma Aventura Lego 2
Fim de semana: US$ 6,6M
Total EUA e Canadá: US$ 91,6M
Total Mundo: US$ 152,7M
5. Green Book
Fim de semana: US$ 4,7M
Total EUA e Canadá: US$ 75,9M
Total Mundo: US$ 188M
6. Lutando pela Família
Fim de semana: US$ 4,6M
Total EUA e Canadá: US$ 14,9M
Total Mundo: US$ 14,9M
7. Superromântico
Fim de semana: US$ 4,6M
Total EUA e Canadá: US$ 40,2M
Total Mundo: US$ 40,2M
8. Obsessão
Fim de semana: US$ 4,5M
Total EUA e Canadá: US$ 4,5M
Total Mundo: US$ 4,9M
9. Do Que os Homens Gostam
Fim de semana: US$ 2,7M
Total EUA e Canadá: US$ 49M
Total Mundo: US$ 55,9M
10. A Morte Te Dá Parabéns 2
Fim de semana: US$ 2,5M
Total EUA e Canadá: US$ 25M
Total Mundo: US$ 54,4M