Realizada na noite de domingo (17/2), simultaneamente em Los Angeles e Nova York, a premiação do Sindicato do Roteiristas dos Estados Unidos (WGA, na sigla em inglês) resolver fugir do… roteiro e premiar um filme que não está na disputa do Oscar 2019. Trata-se de “Oitava Série”, drama indie de Bo Burnham, que venceu a categoria de Melhor Roteiro Original.
“Oitava Série” concorria com “Roma”, “Vice”, “Um Lugar Silencioso” e “Green Book: O Guia”, e deixou surpreso até seu vencedor, que não tinha discurso preparado.
“Para os outros indicados na categoria, divirtam-se no Oscar, perdedores!”, brincou Burnham. “Não, eu não preparei nada… Este prêmio vai para Elsie Fisher, ninguém ligaria para o roteiro se não fosse ela”, disse, referindo-se à jovem protagonista do filme.
A trama de “Oitava Série” é bastante simples, girando em torno de uma introvertida adolescente, que tenta sobreviver à semana final de seu último ano escolar antes de entrar no ensino médio.
O filme premiado pelo WGA foi um dos muitos lançamentos indies de 2018 esnobados pelo Oscar 2018, que este ano privilegiou títulos mais populares. Ele disputa quatro prêmios no Spirit Awards, a premiação de cinema independente que acontece no sábado (23/2), um dia antes do Oscar, e que este ano reúne os verdadeiros melhores filmes dos Estados Unidos, enquanto a Academia organiza um concurso de popularidade.
O WGA também surpreendeu ao dar o troféu de Melhor Roteiro Adaptado para Nicole Holofcener e Jeff Whitty por “Poderia Me Perdoar?”, em uma categoria que tinha “Infiltrado na Klan”, “Nasce uma Estrela” e “Pantera Negra” na disputa.
Já as categorias televisivas renderam consagrações esperadas para roteiristas de “A Maravilhosa Sra. Maisel” (Melhor Roteiro de Comédia) e “The Americans” (Melhor Roteiro de Drama).
Confira abaixo a lista completa dos premiados.
CINEMA
Melhor Roteiro Original
“Oitava Série”
Melhor Roteiro Adaptado
“Poderia me Perdoar?”
Melhor Roteiro de Documentário
“Bathtubs Over Broadway”
TELEVISÃO
Melhor Roteiro de Série de Comédia
“A Maravilhosa Sra. Maisel”
Melhor Roteiro de Série de Drama
“The Americans”
Melhor Série Nova
“Barry”
Melhor Episódio de Drama
“Homeland: Paean To The People”
Melhor Episódio de Comédia
“Barry: Chapter One – Make Your Mark”
Melhor Minissérie Adaptada
“The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”
Melhor Minissérie Original
“Castle Rock”
Melhor Episódio Animado
“Os Simpsons: Bart’s Not Dead”
Melhor Episódio Infantil
“Desventuras em Série: The Ersatz Elevator: – Part One”