Vidro abre em 1º lugar nos EUA, mas a surpresa é Dragon Ball Super: Broly

“Vidro” estreou em 1º lugar nas bilheterias da América do Norte, mas um pouco estilhaçado por conta das elevadas expectativas sobre seu lançamento. Algumas projeções para a continuação/crossover de “Corpo Fechado” (2000) […]

“Vidro” estreou em 1º lugar nas bilheterias da América do Norte, mas um pouco estilhaçado por conta das elevadas expectativas sobre seu lançamento. Algumas projeções para a continuação/crossover de “Corpo Fechado” (2000) e “Fragmentado” (2016) tratavam o novo longa de M. Night Shyamalan como um blockbuster em potencial, com abertura na casa dos US$ 100M (milhões). Em menos de uma semana, os otimistas cortaram as estimativas pela metade. E mesmo assim a estreia ficou abaixo delas.

O lançamento também foi acompanhada por pedradas da imprensa, que quebraram expectativas com apenas 36% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Entretanto, ao atingir US$ 40,5M de faturamento, tornou-se a terceira maior estreia do diretor, atrás de “A Vila” (2004) e “Sinais” (2002). Também ficou com o posto de terceira maior abertura de cinema durante o feriadão dedicado a Martin Luther King nos Estados Unidos. E teve um bom começo internacional, ajudando o total a chegar a US$ 89M em todo o mundo.

O baixo orçamento, na casa dos US$ 23M, garante que a produção será lucrativa. O que é uma boa notícia para Shyamalan, pois todo o filme foi financiado pelo próprio diretor.

Já a surpresa positiva do fim de semana ficou para o desempenho de “Dragon Ball Super: Broly”, que abriu em 3º lugar nos EUA, um pouco atrás do faturamento de “Amigos para Sempre” (em 2º lugar). Lançado em 1,2 mil salas (contra mais de 3 mil da concorrência), o longa animado rendeu US$ 10,6M, celebrando a maior abertura de toda a franquia “Dragon Ball” (já são 20 filmes) nos Estados Unidos e no Canadá.

Outros filmes em cartaz atingiram marcas expressivas por seus desempenhos contínuos. “Aquaman”, por exemplo, ultrapassou US$ 300M de arrecadação no mercado doméstico, “Bumblebee” superou US$ 400M mundiais (graças à China), e “O Retorno de Mary Poppins” e “Homem-Aranha no Aranhaverso” passaram dos US$ 300M mundialmente.

Confira abaixo os rendimentos dos 10 filmes mais vistos no final de semana nos Estados Unidos e no Canadá, e clique em seus títulos para ler mais sobre cada produção.

BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte

1. Vidro
Fim de semana: US$ 40,5M
Total EUA e Canadá: US$ 40,5M
Total Mundo: US$ 89M

2. Amigos para Sempre
Fim de semana: US$ 15,6M
Total EUA e Canadá: US$ 43,9M
Total Mundo: US$ 48M

3. Dragon Ball Super: Broly
Fim de semana: US$ 10,6M
Total EUA e Canadá: US$ 21M
Total Mundo: US$ 86,9M

4. Aquaman
Fim de semana: US$ 10,3M
Total EUA e Canadá: US$ 304,3M
Total Mundo: US$ 1B

5. Homem-Aranha no Aranhaverso
Fim de semana: US$ 7,2M
Total EUA e Canadá: US$ 158,2M
Total Mundo: US$ 322,8M

6. A Caminho de Casa
Fim de semana: US$ 7,1M
Total EUA e Canadá: US$ 21,2M
Total Mundo: US$ 26,3M

7. Escape Room
Fim de semana: US$ 5,2M
Total EUA e Canadá: US$ 40,7M
Total Mundo: US$ 53,7M

8. O Retorno de Mary Poppins
Fim de semana: US$ 5,2M
Total EUA e Canadá: US$ 158,7M
Total Mundo: US$ 306M

9. Bumblebee
Fim de semana: US$ 4,6M
Total EUA e Canadá: US$ 115,9M
Total Mundo: US$ US$ 412,3M

10. Suprema
Fim de semana: US$ 3,9M
Total EUA e Canadá: US$ 16,8M
Total Mundo: US$ 17,5M