Death Note: Filme da Netflix pode enfrentar processo por imagens reais de acidente com 19 mortos

A adaptação do anime “Death Note”, da Netflix, enfrenta problemas por uso indevido de imagens após incorporar cenas reais de um acidente de trem que matou 19 pessoas na Bélgica. Em comunicado […]

A adaptação do anime “Death Note”, da Netflix, enfrenta problemas por uso indevido de imagens após incorporar cenas reais de um acidente de trem que matou 19 pessoas na Bélgica.

Em comunicado oficial, a Companhia Ferroviária da Bélgica informou ao público que estava considerando tomar ações legais.

“Isso demonstra pouco respeito pelas vítimas e familiares dos sobreviventes, pelos funcionários da ferrovia e pelos serviços de emergência. Estamos decidindo se devemos tomar providências para lidar com esse assunto”, disse o porta-voz da companhia, Dimitri Temmerman.

No filme de 2017, as cenas de um grande acidente envolvendo um trem são mostradas num telejornal fictício. Entretanto, o vídeo apresentado era real. A tragédia aconteceu em 2010 e deixou 19 mortos, além de mais de 300 feridos.

Segundo a imprensa dos Países Baixos, nenhum dos sobreviventes foi informado sobre o uso das cenas no filme da Netflix, nem os familiares das vítimas que morreram. “Você se senta para assistir a um filme à noite sem suspeitar de nada, apenas para ser relembrado do acidente novamente”, criticou Anita Mahy, uma das sobreviventes, ao jornal holandês Algemeen Dagblad.

Nem a Netflix nem os produtores de “Death Note” ou seu diretor, Adam Wingard, pronunciaram-se sobre o caso.

Apesar das críticas negativas, que renderam apenas 38% de aprovação no Rotten Tomatoes, a Netflix teria considerado produzir uma continuação do filme. O roteirista Greg Russo, que assina o remake ainda inédito de “Mortal Kombat”, estaria desenvolvendo a história da sequência.