Jodie Foster vai dirigir e estrelar remake de Uma Mulher em Guerra

Jodie Foster definiu qual será o seu próximo filme como diretora. Ela vai dirigir e estrelar o remake de “Uma Mulher em Guerra” (Woman at War), filme que a Islândia selecionou para […]

Jodie Foster definiu qual será o seu próximo filme como diretora. Ela vai dirigir e estrelar o remake de “Uma Mulher em Guerra” (Woman at War), filme que a Islândia selecionou para disputar uma vaga no Oscar 2019, na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

A atriz e cineasta planeja mudar locação da história da Islândia para os EUA e viver o papel principal, uma professora de música de meia idade que, durante à noite, arrisca a vida com seu ativismo ambiental, tentando impedir que uma fábrica de alumínio destrua o meio ambiente de sua localidade.

Entretanto, conforme sua campanha clandestina contra a fábrica começa a surtir efeito, ela recebe a notícia de que seu antigo pedido de adoção foi aprovado, e uma bebê recém-nascida espera por ela na Ucrânia.

“Este filme me empolgou além das expectativas”, comentou Foster, no comunicado da produção. “Eu estou animada para dirigir uma nova imaginação americana desta história relevante, linda e inspiradora”.

“A personagem Halla é uma guerreira pelo planeta, uma mulher forte que arrisca tudo para fazer a coisa certa, mas não sem alguns imprevistos pelo caminho”, completou.

“Uma Mulher em Guerra” estreou na mostra Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2018, onde acabou recebendo um prêmio paralelo. Venceu o Festival de Hamburgo (Filmfest) e prêmios de Melhor Atriz para Halldóra Geirharðsdóttir nos festivais de Montreal e Valladolid. Foi exibido também na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro, e tem 83% de aprovação na média da crítica verificada pelo site Rotten Tomatoes.

O remake marcará o quinto trabalho de Foster como diretora – o último foi “Jogo do Dinheiro” (2016), com Julia Roberts e George Clooney. Como atriz, seu trabalho mais recente foi “Hotel Artemis”, lançado em setembro nos cinemas brasileiras.

Ela tem dois Oscars de Melhor Atriz no currículo, por “Acusados” (1988) e “O Silêncio dos Inocentes” (1991).

Veja abaixo o trailer do filme islandês original, que não tem previsão de estreia comercial no Brasil.