Suspense As Viúvas salva a programação de cinema da semana

Os cinemas exibem três ótimas estreias nesta quinta (29/11). Mas é bem mais fácil ser convencido a pagar para ver um filme ruim, considerando a distribuição ostensiva e o investimento em marketing […]

Os cinemas exibem três ótimas estreias nesta quinta (29/11). Mas é bem mais fácil ser convencido a pagar para ver um filme ruim, considerando a distribuição ostensiva e o investimento em marketing das outras opções, candidatas à “consagração” entre as piores obras do ano. No plural.

Melhor lançamento hollywoodiano da semana, “As Viúvas” (Widows) é o primeiro thriller do britânico Steve McQueen, diretor do filme vencedor do Oscar “12 Anos de Escravidão”, que combina elementos dramáticos e suspense tenso com trama de filmes de assalto e gângsteres. Mas o que realmente impressiona é o elenco grandioso, encabeçado por Viola Davis, vencedora do Oscar por “Um Limite entre Nós” (Fences).

O longa é uma adaptação da série britânica “As Damas de Ouro” (Widows), criada por Lynda La Plante (série “Prime Suspect”) em 1983, sobre viúvas de ladrões que resolvem seguir os passos dos seus maridos, realizando um assalto que eles não conseguiram fazer. A adaptação foi transposta para os Estados Unidos e escrita pela romancista Gillian Flynn, autora do best-seller “Garota Exemplar”, resultando em 91% de aprovação no site Rotten Tomatoes, uma das maiores notas para um thriller em 2018.

Além de Viola Davis, as viúvas incluem Michelle Rodriguez (franquia “Velozes e Furiosos”), Elizabeth Debicki (“Guardiões da Galáxia Vol. 2”) e a estrela da Broadway Cynthia Erivo em seu primeiro grande papel cinematográfico. Mas o elenco ainda inclui Liam Neeson (“Perseguição Implacável”), Colin Farrell (“O Estranho que Nós Amamos”), Robert Duvall (“O Juiz”), Daniel Kaluuya (“Corra!”), Jacki Weaver (“Artista do Desastre”), Brian Tyree Henry (série “Atlanta”), Jon Bernthal (série “O Justiceiro”), Manuel Garcia-Rulfo (“Sete Homens e um Destino”), Garret Dillahunt (série “Fear the Walking Dead”) e Carrie Coon (série “The Leftovers”).

Surpresa entre as habituais comédias bobas americanas, “De Repente uma Família” (Instant Family) também é muito melhor que sua premissa sugere, ao trazer Mark Wahlberg (“Pai em Dose Dupla”) e Rose Byrne (“Vizinhos”) como pais adotivos de três crianças crescidas. A obra é uma combinação de doçura e trapalhadas que visam divertir, derreter corações e inspirar, e se baseia na vida do diretor e roteirista Sean Anders (também de “Pai em Dose Dupla”), que adotou três crianças com sua esposa e resolveu usar a experiência como base para a história.

Na trama, o casal formado pelos protagonistas se muda para uma casa grande e percebe a falta de crianças em suas vidas. Ao visitarem um lar público de menores abandonados, eles conhecem Lizzy (Isabela Moner, de “Transformers: O Último Cavaleiro”), uma adolescente que lhes impressiona pela atitude. Mas quando decidem adotá-la, descobrem que ela vem “agregada” com dois irmãos pequenos. As adaptações não são fáceis, geram crises de ambos os lados, mas no final compensam, já que, com 82% de aprovação no Rotten Tomatoes, tem uma das melhores notas de comédia americana do ano.

Por fim, “Utøya – 22 de Julho”, vencedor do prêmio de Melhor Fotografia no European Awards (o Oscar Europeu), é uma porrada disponível para poucos. Com lançamento limitado, o filme do norueguês Erik Poppe não está em exibição na maioria as cidades. Mas é uma experiência inesquecível, que reflete, com uma estética quase documental, de câmera na mão, o desespero de 500 adolescentes no acampamento de verão da ilha norueguesa de Utøya, em 2011, quando um terrorista de extrema direita começou a lhes matar. Baseado em fatos verídicos, o filme cria imagens poderosas que refletem o mundo atual como poucas obras, escancarando a realidade criada pelo extremismo, a xenofobia, o ódio político, a intolerância e a facilidade que existe para se adquirir armas para atos violentos.

O resto é por sua conta e risco. Cheque os trailers e sinopses abaixo.

As Viúvas | EUA | Thriller

Um assalto frustrado faz com que Harry Rawlins (Liam Neeson) e sua gangue sejam mortos pela polícia e o dinheiro que roubaram destruído pelas chamas. Isto faz com que a viúva de Harry, Veronica (Viola Davis), seja cobrada para que a quantia roubada seja devolvida. Pressionada, ela encontra um caderno de anotações de Harry que prevê em detalhes aquele que seria seu próximo golpe. Veronica então decide realizar o roubo, tendo a ajuda das demais viúvas dos mortos no assalto frustrado.

De Repente uma Família | EUA | Comédia

O jovem casal Pete (Mark Wahlberg) e Ellie (Rose Byrne) decide adotar uma criança, e resolve participar de encontros com jovens sem lar. O casal se apaixona pela pré-adolescente Lizzie (Isabela Moner), uma garota de temperamento forte, e decide adotá-la. Mas Lizzie tem dois irmãos menores, que se mudam com ela. Logo, Pete e Ellie se veem com três crianças barulhentas e indisciplinadas, que mudam as suas vidas por completo.

Utøya – 22 de Julho | Noruega | Suspense

No pior dia da história norueguesa moderna, Kaja (Andrea Berntzen) se diverte com sua irmã mais nova Emilie (Elli Rhiannon Müller Osbourne) 12 minutos antes do atentado no acampamento de verão na ilha Utøya. Foi o segundo ataque terrorista de Anders Behring Breivik em menos de duas horas, totalizando 77 mortes. Kaja representa o pânico, medo e desespero dos 500 jovens de Utøya enquanto busca sua irmã na floresta.

Robin Hood: A Origem | EUA | Aventura

A origem da famosa lenda sobre o ladrão que rouba dos ricos para dar aos pobres. Robin Hood (Taron Egerton) volta das Cruzadas e surpreende-se ao encontrar a Floresta Sherwood repleta de corrupção e maldade. Unindo-se a um bando de foras da lei, ele próprio resolve acertar as coisas.

Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro | Brasil | Comédia

Um grupo de três youtubers que se dizem especialistas em seres sobrenaturais decidem conquistar o reconhecimento do público de uma vez por todas. Para isso, eles traçam um plano para capturar um ser conhecido por todos. Trata-se do espírito de uma mulher de cabelos claros que morreu de modo desconhecido e que assombra os banheiros das escolas de todo o país: a loura do banheiro.

Cadáver | EUA | Terror

Megan Reed (Shay Mitchell) é uma policial reformada que tem lutado contra os vícios. Ela está prestando serviços comunitários em um hospital, como um pagamento para o tratamento que a deixou sóbria. Entretanto, a história se torna macabra depois que um cadáver misterioso é encontrado no local.

Um Homem Comum | Sérvia, EUA | Suspense

Um conhecido criminoso de guerra (Ben Kingsley) passa sua vida fugindo das autoridades internacionais. Quando ele é deslocado para um novo esconderijo, começa a se relacionar com sua empregada Tanja (Hera Hilmar), e descobre que ela é, na verdade, uma agente contratada para protegê-lo. À medida em que a busca por ele é intensificada, o General percebe que ela é a única pessoa em quem pode confiar.

A Excêntrica Família de Gaspard | França | Comédia

Ao receber um convite inesperado para o casamento do pai, Gaspard decide viajar até o zoológico administrado por sua família, depois de anos afastado. Ele pede para Laura, uma jovem exuberante, acompanhá-lo no evento, como se fosse sua namorada. Mas o que promete ser uma reunião familiar conturbada para Gaspard é, na realidade, uma oportunidade única de reviver os momentos incríveis de sua infância, ao lado dos animais que o viram crescer