Morte de Stan Lee rende 7,2 milhões de tuítes em 24 horas e Brasil só perde para os EUA entre as homenagens

A morte de Stan Lee, criador de boa parte dos super-heróis que hoje dominam os cinemas, os quadrinhos e a cultura popular, teve enorme impacto internacional, tornando-se um dos assuntos mais falados […]

A morte de Stan Lee, criador de boa parte dos super-heróis que hoje dominam os cinemas, os quadrinhos e a cultura popular, teve enorme impacto internacional, tornando-se um dos assuntos mais falados das redes sociais das últimas 24 horas.

Segundo apuração da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), desde as 17h de segunda (12/11), quando foi inicialmente confirmada a morte do quadrinista na imprensa dos Estados Unidos, foram disparados mais de 7,2 milhões de tuítes sobre Stan Lee em dezenas de países.

Para se ter ideia, esse número equivale ao que se verificou no Brasil, na rede social, nas últimas eleições.

Os brasileiros, por sinal, estão entre os que mais comentaram e/ou prestaram homenagens a Stan Lee: 9% de todos os tuítes identificados desde a tarde de segunda, em quaisquer idiomas, vieram do Brasil — o correspondente a 650 mil tuítes, nem todos em português. Só nos Estados Unidos, terra natal de Stan Lee, houve maior participação no debate de homenagem: 41% das postagens no Twitter são dos EUA, o equivalente a 2,95 milhões de menções. Outros locais de elevada repercussão foram o Reino Unido (6%), o México (5%), a Espanha (4%) e a Argentina (3%).

O pico de menções ocorreu às 17h10m de segunda, com média de 36,7 mil tuítes por minuto, no mundo inteiro, sobre a notícia. Apenas na primeira hora após a oficialização da morte do quadrinista, foram identificadas 1,9 milhão de postagens na rede social, quase todas de lamento, agradecimento ou feitas por artistas e influenciadores sobre o impacto de Stan Lee na cultura de quadrinhos e cinema do mundo.

A lista inclui celebridades como os atores Chris Evans e Hugh Jackman, assim como os perfis da Marvel e da DC Comics, até nomes importantes do cenário de internet e tecnologia, como Elon Musk. Curiosamente, o tuíte da DC Comics, rival da Marvel no mercado de quadrinhos, foi um dos que mais se destacou entre os que tiveram maior volume de interações.

Veja aqui os posts dos principais atores do universo cinematográfico da Marvel em homenagem a Stan Lee.