Astros de Hollywood chamam Trump de “demente” e “vergonha nacional” após tuíte sobre incêndio na Califórnia

Os incêndios florestais de proporções assustadoras, que arrasam a região do sul da Califórnia desde a noite de quinta (8/11), viram mais um motivo para o enfrentamento entre Hollywood e o Presidente […]

Os incêndios florestais de proporções assustadoras, que arrasam a região do sul da Califórnia desde a noite de quinta (8/11), viram mais um motivo para o enfrentamento entre Hollywood e o Presidente Trump. Como é de praxe, em vez de expressar sua solidariedade às vítimas de nova tragédia nacional, Trump usou seu Twitter para apontar culpados e fazer ameaças. E isso gerou revolta generalizada entre artistas que perderam tudo no incêndio ou conheciam pessoas afetadas pelo desastre.

“Não existe nenhuma razão para esse massivo, mortal e caro incêndio florestal fora a péssima administração do governo da Califórnia sobre suas florestas. Bilhões e bilhões de dólares são disponibilizados todos os anos. Muitas vidas foram perdidas, tudo devido à má administração. Arrumem isso já ou não vão receber mais verbas do Governo Federal”, escreveu o presidente na rede social.

Entre as reações à postagem fria, pessoas lembraram que, embora Trump tenha tentado culpar o governador do Partido Democrata pela tragédia, a culpa era na verdade do Partido Republicado e de seu próprio governo, já que os incêndios se espalharam em região sob administração federal e as verbas de prevenção estão bloqueadas pelo Partido Republicano em comissões do Congresso nacional. Isso bastou para ele ser chamado de incompetente, despreparado, desinformado, incapaz, “demente” (na descrição da diretora Ava DuVerney), “enganador” (no Twitter do ator Brad Whitford), “vergonha nacional” (na definição do compositor John Legend) e precipitar pedidos de Impeachment.

Não bastasse a precipitação na distribuição de culpa, o bullying insensível irritou profundamente a comunidade de artistas que reside na região afetada.

“Essa é uma resposta completamente sem coração. Nem tem política envolvida nisso. São apenas famílias americanas perdendo suas casas e sendo obrigadas a evacuar para abrigos”, escreveu a cantora Katy Perry.

“Pare de reproduzir a frieza com qual o seu pai lhe tratava. Você não é Fred Trump e não tem mais dez anos de idade. Pare com isso, sua pessoa horrível. Pelo menos finja que tem humanidade”, disparou a comediante Sarah Silverman.

Confira o tuíte de Trump e as reações abaixo: