Venom é a maior, pior e inescapável estreia de cinema da semana

“Venom” chega em 1,4 mil telas nesta quinta (4/10). Ou seja, estará em todos os shoppings com multiplexes do país, numa tática de saturação para atingir uma grande bilheteria de estreia. Já […]

Divulgação/Sony

“Venom” chega em 1,4 mil telas nesta quinta (4/10). Ou seja, estará em todos os shoppings com multiplexes do país, numa tática de saturação para atingir uma grande bilheteria de estreia. Já que não atrai pela qualidade, quem sabe pela quantidade.

Infelizmente, o primeiro filme do universo de personagens do Homem-Aranha que a Sony quer estabelecer no cinema pode muito bem ser o último, como “A Múmia” e o propalado universo de monstros da Universal, já que é um pastelão quando tenta ser sério e constrangedor quando busca ser engraçado. Com um visual trash, que parece a Bolha Assassina com músculos e dentes, o simbionte se ressente da falta do Homem-Aranha em sua história. A participação do herói na origem do monstro foi substituída por clichês de ficção científica, resultando num filme B do gênero, que nem o orçamento de US$ 100 milhões consegue disfarçar. Bom para Tom Hardy (“Mad Max: Estrada da Fúria”), Michelle Williams (“Todo o Dinheiro do Mundo”) e Riz Ahmed (“Rogue One: Uma História Star Wars”) que receberam parte desse dinheiro – se não tiverem a carreira arranhada por esse trabalho. Ruim para o público, que é conclamado a ajudar a pagar a conta de uma obra com apenas 28% de aprovação no Rotten Tomatoes.

A outra estreia vistosa da semana é “apenas” medíocre. O remake desnecessário de “Papillon” tem 53% de aprovação no Rotten Tomatoes, 30% a menos que o original de 1973. A começar pelo óbvio: Charlie Hunnam (“Rei Arthur: A Lenda da Espada”) e Rami Malek (“Mr. Robot”) não são Steve McQueen e Dustin Hoffman. Fracasso retumbante, ficou só quatro semanas em cartaz nos cinemas norte-americanos, com desempenho de streaming – bilheteria total de US$ 2,3 milhões.

Bem melhores são os dois lançamentos indies que completam a safra semanal americana: a comédia romântica “Juliet Nua e Crua” (82%) e a dramédia “Ponto Cego” (93%). A primeira bate na tecla familiar da mulher mal-amada (Rose Byrne) que troca o namorado geek-obcecado (Chris O’Dowd) pelo objeto de adoração dele: um roqueiro semi-aposentado (Ethan Hawke). A segunda mostra maior ambição, ao alternar elementos de comédia de amigões com temas dramáticos pesados, como racismo e violência policial. Venceu diversos prêmios no circuito dos festivais americanos.

A seleção estrangeira ainda inclui o alemão “Os Invisíveis”, sobre a história real de quatro judeus que se disfarçaram de católicos para sobreviver em Berlim durante o Holocausto, e o argentino “O Futuro Adiante”, uma comédia sobre amizade feminina sem a histeria que o público passou a esperar dos exemplares nacionais similares.

Para completar, há dois brasileiros: “Mare Nostrum”, um drama simples e afetuoso com elementos “mágicos” de fábula infantil, e “Verão em Rildas”, um pseudo-documentário que contrasta a geração bicho-grilo que resiste no interior do Brasil e outro anacronismo, o conservadorismo militante que busca sufocar as artes com campanhas em defesa da família, da moral e dos bons costumes. Poderia ser fascinante assistir um embate dos anos 1970 no século das redes sociais, mas a realização é tão amadora que resulta em nada.

Confira abaixo as sinopses e veja os trailers para repassar todas as estreias da semana.

Venom | EUA | Super-Heróis

Eddie Brock (Tom Hardy) é um jornalista que investiga o trabalho de um cientista, suspeito de utilizar cobaias humanas em experimentos mortais. Quando ele acaba entrando em contato com um simbionte alienígena, Eddie se torna Venom, uma máquina de matar incontrolável.

Papillon | EUA | Aventura

Henri Charrière (Charlie Hunnam), chamado de Papillon, é condenado à prisão perpétua por um crime que não cometeu. Enviado para a Ilha do Diabo, na Guiana Francesa, ele conhece Louis Dega (Rami Malek), homem que Papillon promete ajudar em troca de auxílio para escapar da prisão.

Juliet, Nua e Crua | EUA | Comédia

Annie (Rose Byrne) está presa em um relacionamento de longa data com Duncan (Chris O’Dowd), fã obsessivo do obscuro roqueiro Tucker Crowe (Ethan Hawke). Sua idolatria é tamanha que ele chega a ser mais dedicado ao ídolo do que à própria namorada, com quem vive junto há anos. Quando surge uma nova gravação de Tucker, que após estourar há 25 anos nunca fez um segundo álbum, Annie é extremamente crítica ao material, enquanto Duncan imediatamente o venera. Após publicar um comentário negativo no site dedicado ao cantor, o próprio Tucker entra em contato com Annie, através de um e-mail onde diz que concorda totalmente com o que ela disse.

Ponto Cego | EUA | Drama

Collin precisa passar pelos últimos três dias de liberdade condicional para ganhar a chance de ter um novo começo. Ele e seu amigo de infância problemático, Miles, trabalham como mensageiros e, quando Collin testemunha um tiroteio policial, a amizade dos dois homens é testada à medida que lidam com suas identidades e diferentes realidades no bairro em que cresceram.

Os Invisíveis | Alemanha | Drama

Após o Partido Nazista tornar oficial a perseguição ao povo judeu, muitos deles precisam se tornar praticamente invisíveis. Quatro deles, Hanni Lévy, Cioma Schönhaus, Eugen Friede e Ruth Arndt, sonham em viver na América, enquanto circulam disfarçados em meio aos nazistas.

O Futuro Adiante | Argentina | Drama

Romina e Florencia possuem uma história de amizade que resiste ao tempo. Desde o primeiro amor até o primeiro divórcio, com desentendimentos e desafetos, as amigas atravessam diferentes etapas da vida juntas.

Mare Nostrum | Brasil | Drama

Roberto (Silvio Guindane) e Mitsuo (Ricardo Oshiro) são dois desconhecidos que, após uma série de coincidências, voltam para o Brasil no mesmo dia, depois de um longo tempo no exterior. Eles se encontram devido a um terreno que foi negociado por seus pais décadas atrás e decidem tentar ganhar dinheiro em cima do local. No entanto, entram em conflito quando começam a achar que o lote possui poderes mágicos.

Verão em Rildas | Brasil | Pseudo-Documentário

Um grupo de estudantes universitários, moradores da cidade litorânea de Rio das Ostras, decide organizar um festival de artes no local. Durante a divulgação do evento nas redes sociais, eles são surpreendidos pela repercussão equivocada de um postagem, e as consequências do ato ultrapassam as barreiras do mundo online afetando suas vidas e rotinas diretamente.