Roberto Benigni vai voltar ao cinema após oito anos em filme sobre Pinóquio

O ator e diretor italiano Roberto Benigni, vencedor do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira por “A Vida É Bela” (1997), estará de volta aos cinemas em 2019, oito anos após […]

O ator e diretor italiano Roberto Benigni, vencedor do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira por “A Vida É Bela” (1997), estará de volta aos cinemas em 2019, oito anos após seu último papel, quando fez uma pequena participação em “Para Roma, com Amor” (2012), de Woody Allen.

No período em que ficou longe do cinema, Benigni se dedicou a estrelar uma adaptação teatral de “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. E agora voltará a um projeto em que já amargou fracasso.

Ele vai viver Geppetto em uma adaptação com atores reais de “Pinóquio”, após ter implodido como diretor, roteirista e protagonista de uma versão anterior da mesma história, lançada em 2002. Vivendo o boneco de corpo e cara-de-pau, ele conseguiu a façanha de atingir 0% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O novo filme é dirigido por Matteo Garrone, que volta ao mundo das fábulas encantadas após o ótimo “O Conto dos Contos” (2015).

Em comunicado à imprensa, Garrone afirmou que o projeto representa “dois sonhos se tornando realidade”: dirigir uma adaptação de “Pinóquio” e trabalhar com Benigni.

“O fantoche de Collodi [criador do personagem] e eu temos perseguido um ao outro desde que eu era criança e desenhava meus primeiros storyboards. Com o passar dos anos, sempre senti algo familiar na história, como se o Pinóquio tivesse penetrado na minha imaginação de tal forma que muitos já encontraram traços das suas aventuras em meus filmes anteriores”, disse o diretor.

O timing do projeto chama atenção. O anúncio desta sexta-feira (26/10) acontece quatro dias após Guillermo del Toro receber sinal verde da Netflix para realizar uma animação em stop-motion sobre “Pinóquio”.