Vai ter Netflix na Mostra de São Paulo deste ano. E também realidade virtual, ao lado de resgates de clássicos – até do cinema mudo. A evolução do cinema se reflete na programação do evento criado pelo falecido Leon Cakoff, que chega à sua 42ª edição com mais impacto cultural que nunca.
Os grandes vencedores dos festivais de Cannes, Veneza, Berlim e Locarno são alguns dos destaques da programação, que, apesar do aperto financeiro – menor investimento estatal em período eleitoral – , mantém-se vastamente superior à seleção do concorrente direto, o Festival do Rio, em termos de representatividade internacional, com direito ainda a 18 obras indicadas por seus países para disputar uma vaga no Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira no ano que vem — incluindo o representante brasileiro, “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues.
Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza, “A Favorita”, do grego Yorgos Lanthimos, vai abrir o evento, em exibição para convidados no dia 17, no Auditório Ibirapuera. E “Roma”, de Alfonso Cuarón, que venceu o Leão de Ouro no festival italiano, encerra a programação no dia 31 de outubro.
O filme de Cuarón também é o indicado do México ao Oscar. Mas antes de ser consagrado em Veneza, foi rejeitado por Cannes, que recusou-se a incluir o longa em sua competição por ser uma produção da Netflix. Sob pressão do parque exibidor francês, o festival preferiu abrir mão de obras do gigante de streaming. Como resultado, projetou sua competição mais fraca dos últimos anos e viu a concorrência se fortalecer.
Após Veneza, o Festival de Toronto foi além e programou sua abertura com um filme da Netflix.
Agora, a Mostra de São Paulo revela de que lado está nesta polêmica.
“É uma questão que teríamos de enfrentar, mais cedo ou mais tarde. Mas, para mim, o que importa é o filme, que ele seja visto”, disse Renata Almeida, diretora da Mostra, em entrevista para a imprensa durante a divulgação da programação.
A seleção inclui muitos outros longas premiados, como “Assunto de família”, do japonês Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, “Não Me Toque”, da romena Adina Pintilie, vencedor do Urso de Ouro em Berlim, “Uma Terra Imaginada”, do singapurense Siew Hua Yeo, que levou o Leopardo de Ouro em Locarno, além de obras que deram o que falar no circuito dos festivais, como “Infiltrado na Klan”, do americano Spike Lee, e “A Casa que Jack Construiu”, do dinamarquês Lars von Trier.
Junto da exibição de seu novo filme, Kore-eda será homenageado com o Prêmio Humanidade, pelo conjunto e a natureza humanista de sua obra, e terá uma retrospectiva na Mostra. A mesma homenagem será concedida ao médico oncologista Drauzio Varella por sua relação com a escrita e o audiovisual.
Outro homenagem será feita ao iraniano Jafar Panahi, que está em prisão domiciliar e não pode sair de seu país. Ele receberá o Prêmio Leon Cakoff e terá seu filme mais recente, “3 Faces”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro em Cannes, exido na programação.
O cinema brasileiro também será celebrado com exibições de cópias restauradas de alguns clássicos, como “Central do Brasil”, de Walter Salles, que comemorará 20 anos com a presença do diretor e parte do elenco, além de obras mais antigas, como “Feliz Ano Velho”, de Roberto Gervitz, que completa 30 anos, e “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla, e “O Bravo Tuerreiro”, de Gustavo Dahl, que comemoram 50 anos.
Entre os clássicos internacionais, o grande destaque fica com a exibição ao ar livre de “A Caixa de Pandora” (1929), do alemão Georg Pabst, com Louise Brooks no papel de Lulu. Programada para o Parque do Ibirapuera no dia 27, a projeção a obra-prima do cinema mundo terá acompanhamento musical da Orquestra Jazz Sinfônica.
No outro extremo da evolução do cinema, a artista multimídia Laurie Anderson, viúva de Lou Reed, assina com o taiuanês Hsin-Chien Huang a instalação em realidade virtual “Chalkroom”, montada no novo Anexo do CineSesc. A obra, que permite imersão do público, é destacada também no pôster oficial do evento, que este ano vai do cinema mudo ao virtual sem perder de vista o conteúdo.