Guillermo Del Toro fará animação gótica de Pinóquio para a Netflix

O cineasta Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar 2018 por “A Forma da Água”, fechou com a Netflix a produção de sua animação gótica de “Pinóquio”, um projeto antigo que ele desenvolve […]

Divulgação/Universal

O cineasta Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar 2018 por “A Forma da Água”, fechou com a Netflix a produção de sua animação gótica de “Pinóquio”, um projeto antigo que ele desenvolve desde o começo do século.

Curiosamente, o anuncio da produção foi feito pela Netflix como se fosse um projeto novo, salvo apenas por uma frase de Del Toro: “Eu queria fazer esse filme há mais tempo que me lembro”.

“Nenhuma forma de arte influenciou minha vida e meu trabalho mais do que a animação e nenhum personagem na história teve uma conexão pessoal tão profunda comigo quanto Pinóquio”, disse del Toro no comunicado da Netflix. “Em nossa história, Pinóquio é uma alma inocente com um pai indiferente, que se perde em um mundo que não consegue compreender. Ele embarca em uma jornada extraordinária que o deixa com uma compreensão profunda de seu pai e do mundo real”, completou.

Apesar do comunicado avisar que a produção vai começar neste outono norte-americano (nossa primavera), as características do “novo” projeto são as mesmas da animação iniciada há vários anos. Trata-se de uma versão em stop-motion da fábula clássica, com bonecos animados quadro a quadro, que teve suas primeiras imagens divulgadas em 2011. Veja abaixo.

Assim como naquela ocasião, Del Toro segue dividindo a direção de “Pinóquio” com Mark Gustafson, animador de “O Fantástico Sr. Raposo” (2009). O roteiro, por sua vez, é compartilhado por Del Toro e Patrick McHale, que criou a minissérie animada “Over the Garden Wall” e escreveu episódios de “Adventure Time”. E o design é inspirado na arte de Gris Grimly, ilustrador de livros infantis que desenhou um “Pinóquio” gótico em 2002.

Para completar, os bonecos do filme são construídos pelo estúdio Mackinnon & Saunders, conhecido por seu trabalho em “A Noiva Cadáver” (2005), e a Jim Henson Company, responsável pelos Muppets, coproduz os trabalhos com Del Toro.

O anúncio só não confirma se o roqueiro Nick Cave continua envolvido no projeto. Ele seria originalmente o consultor musical.

“Pinóquio” será o segundo projeto de Del Toro para a Netflix. O cineasta produz a série animada “Trollhunters” para a plataforma de streaming.

Além desse filme, Del Toro também está comprometido com o roteiro e a direção do remake de “O Beco das Almas Perdidas” (Nightmare Alley, 1947) para a Fox Searchlight, estúdio que produziu “A Forma da Água”.