Aaron Sorkin vai dirigir projeto antigo de Spielberg sobre julgamento de ativistas contra a Guerra do Vietnã

Aaron Sorkin, premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por “A Rede Social”, foi escolhido por Steven Spielberg para assumir o filme “The Trial of the Chicago 7”, projeto que ele […]

Aaron Sorkin, premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por “A Rede Social”, foi escolhido por Steven Spielberg para assumir o filme “The Trial of the Chicago 7”, projeto que ele tenta tirar do papel desde 2007.

Sorkin, que também criou as séries “The West Wing” e “The Newsroom”, estreou como diretor em “A Grande Jogada”, lançado no ano passado. Spielberg gostou do resultado e decidiu entregar-lhe o projeto, que ele próprio pretendia dirigir. A produção chegou a ser alinhada em 2008, mas a grave dos roteiristas fez Spielberg mudar seu foco para outro trabalho e o longa acabou ficando no limbo.

A trama acompanha o julgamento de sete ativistas anti-Guerra do Vietnã que foram presos e julgados pelo governo dos Estados Unidos em 1969.

O julgamento atraiu a atenção da mídia por refletir a repressão dos movimentos que se opunham à Guerra do Vietnã e assumiam posturas pacifistas. Alguns dos ativistas acabaram condenados, enquanto outros foram inocentados – eventualmente, no entanto, todas as sentenças foram suspensas.

O próximo passo será o desenvolvimento do roteiro, a cargo do próprio Sorkin. Mas o novo diretor já teria conversado com Sacha Baron Cohen, comediante conhecido pelos personagens polêmicos como Borat e Bruno, para viverum dos papéis principais do filme. Ele daria vida a Abbie Hoffman, ícone da contracultura, que também ficou famoso entre fãs de rock por ter sido corrido à guitarradas do palco de Woodstock por Pete Townshend, após invadir o palco e tomar o microfone durante show da banda The Who.

Durante sua década de desenvolvimento, “The Trial of the Chiago 7” atraiu a atenção de nomes de peso. Will Smith quase foi escalado como Bobby Seale, fundador dos Panteras Negras e “oitavo acusado”, que acabou não indo a julgamento junto com os demais por ser condenado rapidamente por desacato e enviado à prisão pelo juiz do caso. Ele era o único negro do grupo. Heath Ledger foi outro que esteve perto de viver Tom Hayden, ex-marido da atriz Jane Fonda e um dos sentenciados.

Paul Greengrass (“O Ultimato Bourne”) e Ben Stiller (“Zoolander”) também estiveram nos planos de Spielberg para assumir o filme, enquanto ele considerava como tirar o projeto da gaveta.

Apesar da definição de Aaron Sorkin à frente da produção, “The Trial of the Chicago 7” ainda não tem previsão de estreia.