Warner quer atriz negra como Canário Negro e Batgirl asiática no filme das Aves de Rapina

A Warner Bros. estaria prestes a definir as estrelas de “Aves de Rapina” (Birds of Prey), o filme de super-heroínas que será encabeçado pela Arlequina (interpretada por Margot Robbie). E segundo o […]

A Warner Bros. estaria prestes a definir as estrelas de “Aves de Rapina” (Birds of Prey), o filme de super-heroínas que será encabeçado pela Arlequina (interpretada por Margot Robbie). E segundo o site The Hollywood Reporter, o estúdio pretende diversificar o elenco, escalando uma Canário Negro negra e uma Batgirl asiática.

Segundo as fontes do site, o papel de Canário Negro estaria sendo disputada por Gugu Mbatha-Raw (“Uma Dobra no Tempo”), Jurnee Smollett-Bell (“True Blood”) e Janelle Monae (“Estrelas Além do Tempo”).

Já a escalação de Batgirl não inclui estrelas conhecidas, porque o estúdio busca uma adolescente asiática para viver a encarnação da personagem como Cassandra Cain. Nos quadrinhos, ela é uma assassina de poucas palavras, que acaba sendo tutelada por Batman e Batwoman. Com a volta da Batgirl original, Cassandra ganhou nova identidade e atualmente é conhecida como A Órfã nas publicações da DC Comics.

Enquanto a Batgirl de Cassandra é realmente asiática, a busca por uma atriz negra para viver Canário Negro, que foi interpretada por duas atrizes loiras na série “Arrow”, deve criar atrito entre a base de fãs da DC Comics. Em todas as suas encarnações, a personagem sempre foi branca, apesar do nome.

Fica a dúvida se a busca por maior diversidade corresponde aos apelos por fidelidade em relação ao material original, que causaram repúdio contra a escalação de Scarlett Johansson em “Ghost in the Shell” e fizeram o ator Ed Skrein desistir de interpretar um herói (originalmente) asiático no novo “Hellboy”.

Será que a necessidade de fidelidade só é relevante se o personagem não for branco? Será que a reação negativa causada pelo filme do “Quarteto Fantástico”, com o Tocha Humano negro, é algo já superado?

De fato, a DC já saiu impune ao alterar a etnia do Pistoleiro, um vilão branco que também apareceu em “Arrow” e foi interpretado por Will Smith em “Esquadrão Suicida”.

O Hollywood Reporter ainda lista outras heroínas da trama.

O papel de Caçadora, por exemplo, também tem três candidatas: Christin Milioti (“How I Met Your Mother”), Mary Elizabeth Winstead (“Rua Cloverfield, 10”) e Margaret Qualley (“The Leftovers”), todas brancas. Nos quadrinhos, Helena Bertinelli era originalmente ítalo-americana, filha de um mafioso, mas a personagem também existe como Helena Wayne, a filha de Batman e da Mulher-Gato de outra Terra. O detalhe é que, após o último reboot da DC Comics, a Caçadora virou – adivinhe? – negra.

Por sua vez, a policial Renee Montoya pode ser vivida por Justina Machado (“One Day at a Time”) ou Roberta Colindrez (“Vida”). Vale lembrar que ela foi criada em “Batman: A Série Animada”, nos anos 1990 – assim como a própria Arlequina. E sempre foi latina. O que demonstra que é possível introduzir personagens novas e bem-sucedidas de outras etnias em qualquer mídia, sem precisar apelar para “reboots étnicos” de personagens estabelecidos.

A DC Comics acaba de lançar o DC Universe, serviço de streaming que inclui acesso a uma vasta enciclopédia de personagens. A Warner faria bom uso dessa inciativa para saber que as Aves de Rapina já tiveram cinco integrantes negras, que poderiam ser incorporadas no filme em vez da opção pelo atrito com os fãs da Canário Negro – e da série “Arrow”. São elas: Vixen (Mari Jiwe McCabe), Onyx, Mulher-Gavião (Kendra Saunders), Strix e, sim, a nova Caçadora.

De todo modo, vale lembrar que o levantamento do THR não é oficial.

Mas o site garante que, com exceção de Monae, todas as demais atrizes citadas já fizeram testes para os papéis. Assim sendo, uma confirmação deve surgir em breve.

“Aves de Rapina” tem roteiro de Christina Hodson (“Paixão Obsessiva”) e direção a cargo da chinesa Cathy Yan (“Dead Pigs”).

O filme ainda não tem cronograma de produção, nem data prevista de lançamento.