Trailer legendado de 22 de Julho recria o pior ataque terrorista sofrido pela Noruega

A Netflix divulgou o primeiro trailer legendado de “22 de Julho”, novo filme do diretor Paul Greengrass baseado num atentado terrorista real. O filme recria o ataque terrorista mais letal da Noruega, […]

A Netflix divulgou o primeiro trailer legendado de “22 de Julho”, novo filme do diretor Paul Greengrass baseado num atentado terrorista real.

O filme recria o ataque terrorista mais letal da Noruega, que aconteceu em 22 de julho de 2011, e explora suas conseqüências. O ataque começou quando Behrnig Breivik, um extremista de direita, detonou um carro-bomba em Oslo e, em seguida, viajou pelo país para atirar contra adolescentes em um acampamento para formar jovens líderes na ilha de Utøya, matando 77 pessoas no total.

O trailer mostra que o filme vai cobrir até o julgamento do assassino, trazendo a perspectiva dos sobreviventes, das equipes legais encarregadas de lidar com o caso, do governo e do próprio terrorista. Como também é característica nos filmes do cineasta, as câmeras tremem para imitar uma filmagem de estilo documental, conferindo um realismo quase jornalístico à produção.

Além de dirigir, Greengrass assina o roteiro, assim como fez em “Vôo United 93” (2006), sobre um dos voos que seria usado no ataque da Al Qaeda em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

O elenco é formado exclusivamente por atores nórdicos. Os principais são Jonas Strand Gravli (da série “Heimebane”), que vive um dos jovens sobreviventes, Ola G. Furuseth (“Cidadão do Ano”) como o Primeiro Ministro Jens Stoltenberg e Anders Danielsen Lie (de “A Noite Devorou o Mundo”) como Breivik.

“22 de Julho” faz parte das programações dos festivais de Veneza e Toronto, e vai estrear na Netflix em 10 de outubro.