Trailer de Supergirl revela os novos personagens da 4ª temporada

A rede The CW revelou uma foto e o novo trailer da 4ª temporada de “Supergirl”, que apresenta o visual uniformizado da duplicata russa da heroína, com direito a um martelo, e […]

A rede The CW revelou uma foto e o novo trailer da 4ª temporada de “Supergirl”, que apresenta o visual uniformizado da duplicata russa da heroína, com direito a um martelo, e três dos novos personagens da atração: Rhona Mitra (“The Last Ship”) como Mercy Graves, Sam Witwer (“Being Human”) como Benjamin Lockwood, o Agente Liberdade, Nicole Maines (vista num episódio de “Royal Pains”) no papel de Nia Nal, uma jornalista transsexual, que, segundo os produtores, se tornará a super-heroína chamada Sonhadora (Dreamer).

Mercy Graves é a assistente/guarda-costas letal de Lex Luthor, introduzida em 1996 em “Superman: A Série Animada”, onde foi dublado por Lisa Edelstein (da série “House”) e ganhou aparência ruiva. Fez tanto sucesso que, assim como a Arlequina, acabou adotada pelos quadrinhos, que a transformaram em loira e, após o recente reboot de 2011, em asiática. Por isso, ao receber carne e osso pela primeira vez em “Batman vs. Superman” (2016), foi interpretada por uma atriz japonesa, Tao Okamoto.

Na série, Mercy será uma ex-agente do laboratório Cadmus que sempre acreditou no excepcionalismo humano. Mas com Lex e Lillian na prisão, ela precisará sair da sombra dos Luthor para comandar seu próprio show, tornando-se uma figura chave no crescente movimento de “humanos em primeiro lugar” – a versão da série para a política internacional do presidente Trump, “America first”.

Ou seja, a personagem deve ser a mais nova candidata a rival civil da heroína. A vaga é rotativa, já que quem a preenche costuma sumir misteriosamente, esquecido pelos produtores entre uma temporada e outra. Maxwell Lord (interpretado por Peter Facinelli) ocupou este espaço na 1ª temporada e Morgan Edge (Adrian Pasdar) na primeira metade da 3ª temporada, ambos com praticamente o mesmo perfil de empresários perigosos, que deve ser adotado por Marcy Graves. Por sinal, nenhum dos dois antigos vilões teve seu sumiço da trama explicado.

Já o Agente Liberdade deve atuar como seu parceiro. Versão mal-disfarçada do Capitão América, o personagem foi criado em 1991 por Dan Jurgens como um ex-agente da CIA que abandona a agência secreta desgostoso com seus métodos e se junta a um grupo paramilitar de extrema direita para derrubar o governo. O problema é que a organização não passava de um disfarce para a CIA agir nos Estados Unidos e a descoberta disso o faz abandoná-la, passando a usar seus conhecimentos de espionagem para ajudar outros heróis contra ameaças globais. Ele chegou até a integrar a Liga da Justiça por um breve período, mas teve um final trágico.

Essa história será alterada para a série, que o apresentará como fundador dos Filhos da Liberdade, um grupo de ódio antialienígena, que tem como objetivo estabelecer os humanos como a raça superior. De acordo com os produtores da série, “ele esconde sua natureza vilanesca por trás da persona de um pai de família”, tornando mais difícil derrotá-lo.

Por sua vez, Dreamer, traduzida no Brasil como Sonhadora, é uma heroína conhecida da Legião dos Super-Heróis, o grupo do século 31 que foi introduzido em “Supergirl” na temporada passada. Mas muitos detalhes diferenciam a Sonhadora dos quadrinhos da versão televisiva.

A personagem é descrita na série como “confiante e fashionista” e “como uma versão mais jovem de Cat Grant” (Calista Flockhart). “Antes escritora de discursos políticos, Nia é a nova adição à equipe de jornalismo investigativo da CatCo, trazendo com ela astúcia e humor. Sob uma fachada de deboche existe uma jovem mulher com muito a oferecer ao mundo”, diz a sinopse da produção.

Embora a identidade civil de Sonhadora tenha sido pouco explorada nos quadrinhos, seu nome original não é Nia, mas Nura Nal e ela vem de outro planeta, chamado Nalor. Seu poder é quase uma doença, uma condição que a faz sofrer de narcolepsia, dormir subitamente. Neste estado, Sonhadora manifesta a habilidade especial de literalmente sonhar. E as imagens de seus sonhos são visões do futuro que sempre se realizam, ainda que lhe cheguem incompletas.

Ela não é transexual nos quadrinhos, mas uma loira platinada inspirada por pin-ups e starlets de Hollywood – como Jayne Mansfield e Mamie van Doren – , desenhada por John Forte em 1964 como a mais bonita e glamourosa das heroínas do futuro. Detalhe: na época, ela era chamada de Dream Girl, a Garota dos Sonhos.

Mas um fato divertido – e relativamente recente – é que Sonhadora já compartilhou o corpo com Brianiac 5, o que não deixa de ser uma analogia para a transexualidade. Ao ganhar novamente um corpo feminino, ela terminou se casando com Brainy – antes da DC anular todos os casamentos da Legião dos Super-Heróis com muitos reboots desnecessários.

Vale lembrar que, após estrear na temporada passada, Brainiac 5 será personagem fixo dos próximos episódios da série, interpretado por Jesse Rath.

Importante destacar ainda que Nicole Maines, a intérprete da Sonhadora, é uma jovem ativista transexual que fará história como primeira super-heroína trans da TV americana.

Por fim, a trama da duplicata da heroína vem de outro arco dos quadrinhos, inspirada na minissérie “Red Son”, que narrou uma história de origem alternativa para o Superman. Escrita em 2003 por Mark Millar, o criador de “Kick-Ass” e “Kingsman”, a publicação foi lançada no Brasil com o título “Superman – Entre a Foice e o Martelo” e contava o que aconteceria se a nave do bebê Kal-El tivesse descido na Rússia e Superman crescesse como um comunista.

Na cronologia da série, uma nova versão da heroína interpretada por Melissa Benoist foi vista nos segundos finais da 3ª temporada, surgindo sem roupas na Sibéria, na Rússia. A cena ambígua é resgatada na foto acima. Ela foi explicada pelos produtores em entrevistas após a exibição do capítulo como a origem da vilã da nova temporada, que será a própria Supergirl.

Eis o que aconteceu. Durante sua luta final com Régia (Odette Annable), Kara voltou no tempo para impedir a morte de seus amigos e utilizou a Pedra de Yuda Kal para se transportar para uma espécie de mundo subconsciente. Mas isso fez com que uma cópia de Supergirl surgisse na Rússia.

Assim, a história de “Red Son” deve ser adaptada com uso narrativo da kryptonita negra, que até nos quadrinhos já separou Supergirl em duas pessoas diferentes, uma delas maligna. No caso, deve-se reparar que a Pedra de Yuda Kal é um pedaço de rocha preta do planeta Krypton – o que é exatamente a definição da kryptonita negra.

“Supergirl” retorna em 14 de outubro nos Estados Unidos. No Brasil, a série é transmitida pelo canal pago Warner Channel, e também está disponível no catálogo da Netflix.