Minissérie baseada no best-seller A Amiga Genial ganha primeiro trailer


A HBO divulgou o primeiro trailer da minissérie que adapta o best-seller “A Amiga Genial” (My Brilliant Friend), de Elena Ferrante. A prévia se concentra no começo da história, quando as protagonistas ainda são crianças. Nesta fase, Elena Greco, a Lenu, e de Lila, a amiga genial do título, são vividas pelas expressivas meninas Margherita Mazzucco e Gaia Girace. Assim como suas intérpretes adolescentes, Elisa Del Genio e Ludovica Nasti, todas são estreantes.

De acordo com a HBO, a busca pelo elenco durou oito meses, com mais de 9 mil crianças e 500 adultos submetidos a testes. Ao final, a produção contratou mais de 150 atores e 5 mil figurantes.

A adaptação foi inteiramente filmada na Itália e falada em italiano, com direção do cineasta Saverio Costanzo (“A Solidão dos Números Primos”), que assina todos os episódios.

Realizada em parceria com a rede pública italiana RAI e a produtora Wildside (também responsável por “The Young Pope”), a minissérie é uma superprodução que recria a região de Nápoles do pós-guerra. Para se ter ideia, o cenário das gravações chegou a ter quase 2 quilômetros quadrados, incluindo 14 prédios, cinco interiores de apartamentos, uma igreja e um túnel. Já o figurino inclui 1,5 mil peças de roupa, a maioria delas criadas especialmente para a atração.


Ferrante contou a história das duas mulheres jovens e brilhantes, amigas mas também rivais na Itália do pós-guerra, em quatro volumes entre 2011 e 2015, conhecidos como o Quarteto Napolitano, que viraram um fenômeno editorial traduzido em dezenas de idiomas com grande êxito.

Por curiosidade, além da trama literária, o sucesso de “A Amiga Genial” também envolve um mistério de bastidores. Elena Ferrante é um pseudônimo e o(a) autor(a) verdadeiro(a) se nega a revelar sua identidade, o que tem gerado muitas teorias. Após conduzir uma longa investigação, o jornalista italiano Claudio Gatti afirma ter descoberto que a autora é na realidade uma tradutora romana sexagenária, Anita Raja.

A minissérie terá um total de oito episódios, ainda sem previsão de estreia.



Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna



Back to site top
Change privacy settings