Irregular, O Grande Circo Místico precisa estrear em até 12 dias para não perder a vaga no Oscar 2019

O filme selecionado pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2019 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, terá que ser […]

O filme selecionado pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2019 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, terá que ser lançado nos cinemas até o próximo fim de semana ou, no máximo, em até 12 dias.

Entre os 23 longas que se inscreveram para a vaga, “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, era um dos poucos ainda inéditos no circuito comercial, situação que torna sua inscrição irregular, sem cumprir um dos itens obrigatórios do edital. Uma das condições para concorrer à vaga é que os candidatos devem ter sido lançados e exibidos no Brasil, entre 1º de outubro de 2017 e 30 de setembro de 2018, em sala de cinema comercial, por pelo menos setes dias consecutivos.

A estreia de “O Grande Circo Místico” está marcada para 15 de novembro, um mês e meio após a data limite.

Situação semelhante aconteceu com “Pequeno Segredo” em 2016, e acabou contornada com um lançamento localizado no Rio Grande do Sul, antes da data da estreia oficial.

Para que “O Grande Circo Místico” cumpra a condição, os produtores têm poucos dias para organizar um pré-lançamento similar em circuito comercial. O filme precisa ficar sete dias consecutivos em cartaz até o final do mês.

O fato de filmes inéditos poderem ser inscritos é outro problema que precisa ser modificado no processo de seleção.

A obra de Cacá Diegues era uma das fracas da seleção. Sem nenhum prêmio internacional, nem mesmo nacional, só tinha como distinção em seu currículo ter sido exibido fora de competição no Festival de Cannes, ocasião em que foi trucidado pela imprensa mundial.

A comissão da ABC que o escolheu preteriu pelo menos quatro filmes premiados no Brasil e no exterior, dois deles com cotação de filme vencedor do Oscar no site americano Rotten Tomatoes. O terror “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, vencedor do Festival do Rio e premiado em dezenas de festivais internacionais, atingiu 92% de aprovação no RT, enquanto “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, premiado em Gramado e elogiadíssimo ao passar pelo Festival de Sundance, alcançou 93%. Como parâmetro, “A Forma da Água”, filme vencedor do Oscar 2018, tem 92% de aprovação.

Sem critérios claros, a comissão formada por Lucy Barreto, Bárbara Paz, Flavio Ramos Tambellini, Jeferson De, Hsu Chien Hsin, Katia Adler, Claudia Da Natividade, Ricardo Domingos Pinto e Silva, Sylvia Regina Bahiense e Ligia Miranda Rachid escolheu “O Grande Circo Místico” baseada em gosto pessoal, amizade e relacionamentos.

Com “O Grande Circo Místico”, o Brasil completará a maioridade, 21 anos sem emplacar um longa na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Mas ainda há tempo desse equívoco ser desfeito, bastando para isso o longa seguir seus planos originais de chegar aos cinemas apenas em novembro e, assim, ser automaticamente desqualificado da eleição da ABC.