Ex-roteirista de Sésamo afirma que Ênio e Beto são um casal gay

Um dos antigos roteiristas do programa infantil “Sésamo” afirmou que os personagens Beto e Ênio (Bert e Ernie, no original), são na verdade um casal gay. Com isso, confirmou um antigo rumor, […]

Um dos antigos roteiristas do programa infantil “Sésamo” afirmou que os personagens Beto e Ênio (Bert e Ernie, no original), são na verdade um casal gay. Com isso, confirmou um antigo rumor, alimentado como piada por adultos que cresceram vendo os dois fantoches solteiros se comportando como “Um Estranho Casal”, para usar o título de um filme famoso.

Mark Saltzman tirou a dupla do armário em entrevista ao site Queerty, quando revelou ter se baseado em seu próprio relacionamento com o editor de cinema Arnold Glassman – parceiro a quem chama de Arnie – para escrever para a série infantil. Mas ressaltou que nunca fez questão de alardear a sexualidade do casal.

“Eu me lembro que em uma coluna do jornal The San Francisco Chronicle, um aluno de pré-escola da cidade perguntava para a mãe: ‘Bert & Ernie são amantes?’. E achei curioso vir de uma criança”, afirmou o roteirista.

“Aquilo fez as pessoas rirem por um tempo, mas depois tudo voltou ao normal. E eu sempre pensei nesse sentido que, mesmo sem querer fazer disso uma grande questão, quando eu estava escrevendo Beto e Ênio, as pessoas estavam pensando nisso”, adicionou ele, deixando claro que sua vida pessoal foi uma inspiração. “Eu não teria outra forma de contextualizar os personagens. As pessoas sempre se referiam a mim e Arnie como Bert & Ernie.”

Saltzman foi roteirista da série entre 1985 e 1998. Mas os personagens são bem mais antigos que isso, introduzidos no piloto de “Sésamo”, em 1969.

Criados por Jim Henson e Frank Oz, a ideia por trás dos personagens era a mesma do filme citado acima, lançado apenas um ano antes: mostrar que dois homens podiam se tornar bons amigos e aprender a conviver juntos mesmo sendo completamente diferentes um do outro.

Oficialmente, os produtores do programa negam o relacionamento homossexual. Em 2011, declararam que os personagens simplesmente não tinha sexualidade definida. Mas após a atual entrevista, reforçaram que Ênio e Beto são fantoches e, portanto, assexuados.

“Como sempre dissemos, Beto e Ênio são melhores amigos”, tuitou a produtora Sesame Workshop. “Eles foram criados para ensinar a crianças pré-escolares que as pessoas podem ser boas amigas de outros muito diferentes de si mesmas. Apesar de serem identificados como personagens masculinos e possuírem muitas características e traços humanos, eles continuam sendo fantoches e não têm orientação sexual”.