Taylor Schilling se diz pronta para dar adeus a Orange Is the New Black

A atriz Taylor Schilling, que interpreta a protagonista Piper Chapman em “Orange Is the New Black”, disse que está pronta para considerar sua participação na série encerrada. A declaração foi dada à […]

Divulgação/Netflix

A atriz Taylor Schilling, que interpreta a protagonista Piper Chapman em “Orange Is the New Black”, disse que está pronta para considerar sua participação na série encerrada. A declaração foi dada à revista The Hollywood Reporter, ao comentar a situação de sua personagem após o final da 6ª temporada.

“Tivemos uma jornada de sorte, mas sempre há essa parte de estar pronta para o final. Você entra já pronto para o fim. É uma maneira muito agridoce e também bonita de existir no mundo. Então a resposta é sim, eu acho que estou pronta para me despedir. Estou muito animada com o que virá a seguir”, comentou.

Para quem não viu, as reviravoltas dos episódios mais recentes rendem spoilers gigantes.

A série criada por Jenji Kohan encerrou sua 6ª temporada com a libertação antecipada de Piper, que saiu de Litchfield casada e completamente diferente do que era quando entrou. Seu final relativamente feliz contrastou com duas outras histórias que não terminaram nada bem. Taystee Jefferson (Danielle Brooks) foi condenada à prisão perpétua por um assassinato que não cometeu e Blanca Flores (Laura Gomez) está sendo deportada após sua libertação.

“As duas, Taystee e Blanca, têm estradas traiçoeiras e devastadoras à sua frente, enquanto Piper, por seus privilégios, tem uma transição comparativamente fácil”, disse Schilling na entrevista. “Parece que se você é uma pessoa branca com recursos financeiros, a lei não toca em você. E, inversamente, as pessoas são punidas por serem pobres, ao contrário de serem punidas por qualquer tipo de crime”.

A atriz disse se sentir grata por poder mostrar esse tipo de situação na tela. “Existem paralelos entre uma pessoa negra ou latina cometendo um crime e uma pessoa branca cometendo exatamente o mesmo crime, a disparidade na sentença é notável. É incrivelmente importante mostrar isso e eu estou feliz que tivemos a chance de falar sobre isso através da série, particularmente através dessa dinâmica Piper-Taystee”.

Na entrevista, Schilling falou ainda acreditar que mostrar o processo de saída de Piper e das demais detentas era uma parte importante que a série precisava exibir. “Não há comparação com as consequências devastadoras que Taystee e Blanca estão enfrentando. Não há comparação com a volta de Piper para uma casa, uma rede que a apoia, tendo acesso ao mercado de trabalho, basicamente porque ela é branca. É uma parte vital da história. É importante ver essa mulher branca entrar no sistema e depois deixar o sistema. E agora mais do que nunca, como eu acho que essas conversas sobre privilégios estão sendo realizadas e estão muito mais presentes na cultura popular, há ainda mais espaço para examiná-las com profundidade”.

Apesar da saída de Piper, “Orange Is the New Black” já teve sua 7ª temporada confirmada. A atriz ainda não sabe se a trama irá continuar depois disso, mas seu clima agora é de despedida da atração.

Piper, porém, ainda deve aparecer, pois assim como na narrativa de Aleida Diaz (Elizabeth Rodriguez), que anteriormente foi libertada e permanece na trama, ela deixou “família” na prisão – Alex Vause (Laura Prepon).

A 6ª temporada chegou em 27 de julho à Netflix e ainda não há previsão de estreia para os próximos capítulos.