Johnny Depp vence seu ex-advogado em decisão judicial que pode afetar os negócios de Hollywood

O ator Johnny Depp conseguiu uma importante vitória no processo judicial em que enfrenta seu ex-advogado, Jake Bloom. Mais relevante que isso é o fato de que a decisão proferida pelo juiz […]

O ator Johnny Depp conseguiu uma importante vitória no processo judicial em que enfrenta seu ex-advogado, Jake Bloom. Mais relevante que isso é o fato de que a decisão proferida pelo juiz Terry Green no tribunal de Los Angeles nesta terça (28/8) pode afetar todos os negócios informais de Hollywood.

Depp resolveu processar seu ex-advogado em busca de ressarcimento das percentagens que ele abocanhou de seus negócios após um aperto de mãos de 18 anos atrás. Nos Estados Unidos, e especialmente em Hollywood, acordos verbais são corriqueiros entre atores, empresas e representantes. Mas, vivendo uma crise financeira, Depp acionou a Justiça para tentar recuperar as dezenas de milhões de dólares em honorários pagos que Bloom recebeu, com base em uma porcentagem de ganhos do ator, sem ter contrato assinado.

O juiz entendeu que esse tipo de acordos precisa ser feito por escrito. Assim, a decisão pode decretar o fim dos acordos orais, que movimentam fortunas no mundo do entretenimento.

A briga entre Depp e seu advogado começou em 2017, após a crise financeira levar o ator a rever duas dívidas. Quando Bloom recebeu menos que o esperado, alegou que o ator estava violando acordo verbal. A resposta de Depp foi um processo por “negligência profissional, violação de dever fiduciário e enriquecimento sem causa”.

Segundo a imprensa americana, os advogados de ambos os lados se recusaram a comentar o caso fora do tribunal.

A decisão judicial ainda não é definitiva, já que a defesa de Jake Bloom ainda pode recorrer.

O julgamento final está marcado para o dia 6 de maio de 2019.