Globo desenvolve série inspirada no filme Besouro

A rede Globo está desenvolvendo uma série baseada no filme “Besouro” (2009). Segundo a colunista Patrícia Kogut, o diretor do longa, João Daniel Tikhomiroff, está trabalhando com Glória Perez e uma equipe […]

A rede Globo está desenvolvendo uma série baseada no filme “Besouro” (2009). Segundo a colunista Patrícia Kogut, o diretor do longa, João Daniel Tikhomiroff, está trabalhando com Glória Perez e uma equipe de autores da Casa dos Roteiristas da Globo para desenvolver a trama da atração.

A trama vai acompanhar Besouro Mangagá, nome pelo qual ficou conhecido Manoel Henrique Pereira, um capoeirista que viveu em Salvador na década de 1920 e até hoje é cultuado pelo movimento negro.

No filme, Besouro é apresentado como um justiceiro, que enfrenta os desmandos dos fazendeiros do Recôncavo Baiano, num período em que os negros ainda eram tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura. Além de exímio capoeirista, o personagem também tem o “corpo fechado”, protegido que é por entidades do Candomblé.

A produção da série teria ganhado força depois que a emissora foi acusada de racismo por ter escalado um elenco predominantemente branco para “Segundo Sol”, uma novela ambientada na Bahia, onde 76% das pessoas se declaram de pele parda ou preta.

O problema é que o Besouro da Globo será uma versão mais, digamos, mulatinha. Segundo apurou o blog Notícias da TV, o personagem será retratado longe de seu berço histórico, numa trama passada em São Paulo ou Rio de Janeiro, e deverá perder sua intensa relação com o Candomblé, para não afugentar espectadores católicos e evangélicos. Em outras palavras, não poderá ser muito negro.

A Globo ainda não apresentou o projeto oficialmente e todas as informações ainda são rumores.