Último livro de Jane Austen, que ficou inacabado, ganhará “versão completa” em minissérie britânica

Um romance não finalizado da popular escritora britânica Jane Austen (1775—1817), “Sanditon”, vai virar minissérie coproduzida pelos canais ITV, do Reino Unido, e PBS, dos EUA.

Austen escreveu os 11 primeiros capítulos de “Sanditon” meses antes de sua morte, em 1817. A história retrata Charlotte Heywood, uma mulher espirituosa e impulsiva que se muda de sua fazenda para Sanditon, uma sonolenta vila de pescadores que está tentando se reinventar como um resort à beira-mar. A difícil relação espinhosa de Charlotte com o bem-humorado e charmoso Sidney Parker é uma parte fundamental da trama.

A história inacabada já ganhou várias versões literárias, finalizadas por diferentes escritores – e até uma sobrinha de Austen.

Para a TV, o roteirista Andrew Davies vai adaptar e completar a história a seu próprio modo, em oito episódios. Ele foi o responsável pela versão da BBC de “Guerra e Paz”, minissérie inspirada no livro homônimo de Tolstói.

As filmagens da produção começarão no primeiro semestre do ano que vem. A BBC irá distribuir a série internacionalmente.