Timothée Chalamet negocia estrelar remake da sci-fi clássica Duna

O jovem ator americano Timothée Chalamet, indicado ao Oscar 2018 por “Me Chame pelo seu Nome”, está em negociações para estrelar a nova versão de cinema do romance clássico de ficção científica […]

O jovem ator americano Timothée Chalamet, indicado ao Oscar 2018 por “Me Chame pelo seu Nome”, está em negociações para estrelar a nova versão de cinema do romance clássico de ficção científica “Duna”, que será dirigida pelo canadense Denis Villeneuve (“Blade Runner 2049”).

Ele viverá o protagonista da história, o jovem nobre Paul Atreides, papel que foi interpretado por Kyle MacLachlan na primeira adaptação da obra do escritor Frank Herbert, dirigida por David Lynch em 1984. Na época, o filme foi mutilado pelo produtor Dino De Laurentiis e, apesar de visualmente inovador, dividiu a crítica sem empolgar o público. Conhecido por ser um dos livros de ficção científica mais complexos de todos os tempos, a obra de 1965 também originou uma minissérie do canal Syfy em 2000.

A trama se passa no futuro e em outro planeta, um local árido chamado Arrakis, que produz uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. Quem controla a Especiaria tem uma vantagem econômica significativa diante dos adversários, o que faz com que a família real que supervisiona o local sofra um atentado. Apenas seu filho escapa e procura se vingar, usando a ecologia bizarra daquele mundo como sua principal arma. Em especial, os vermes gigantes que habitam as grandes dunas – e que são os verdadeiros responsáveis pela produção da Especiaria.

O filme terá roteiro de Eric Roth, que conquistou o Oscar por “Forrest Gump” (1995) e foi indicado outras três vezes ao prêmio da Academia.

A movimentação em torno do primeiro nome do elenco indica o começo da pré-produção, mas por enquanto não se conhece o cronograma das filmagens, nem a previsão da estreia do longa, que será lançado pelo estúdio Legendary.