Sophie Charlotte vai estrelar O Anjo de Hamburgo, minissérie sobre a brasileira que salvou centenas de judeus do nazismo

A Globo definiu Sophie Charlotte (“Reza a Lenda”) como protagonista da minissérie “O Anjo de Hamburgo”, dramatização da história de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), a brasileira que salvou cerca […]

A Globo definiu Sophie Charlotte (“Reza a Lenda”) como protagonista da minissérie “O Anjo de Hamburgo”, dramatização da história de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), a brasileira que salvou cerca de 200 famílias de judeus da prisão e da morte na Alemanha nazista.

A emissora chegou a considerar Alice Braga para o papel, mas as gravações da série americana “Queen of the South” (A Rainha do Sul) criaram conflito de agenda.

Ao final, a opção se provou a mais apropriada possível. Afinal, Sophie Charlotte é filha de mãe alemã e nasceu em Hamburgo, exatamente onde a história se passa, tendo vindo morar no Brasil com sete anos de idade. Além de ser uma das melhores atrizes da atual geração.

O roteiro é escrito por Mário Teixeira, autor de “Liberdade, Liberdade”, e a direção-geral está a cargo de Jayme Monjardim, que filmou “Olga” (2004), sobre Olga Benário Prestes, morta em 1942 justamente em um campo de extermínio nazista.

A produção terá dez capítulos e pretende reunir um elenco com vários nomes internacionais. Atores alemães estão sendo convidados para trabalhar ao lado de Sophie Charlotte, Mateus Solano, Tony Ramos e Fernanda Montenegro, já confirmados. Mas os produtores também buscam astros norte-americanos.

As gravações acontecerão entre novembro e fevereiro. Entretanto, a equipe não se deslocará para a Alemanha. A produção se dará em locações e estúdios no Brasil e na Argentina.

A trama vai contar como Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, segunda esposa do escritor Guimarães Rosa, usou sua posição como funcionária da embaixada brasileira em Hamburgo para conceder vistos a judeus entre os anos de 1938 até 1942, permitindo sua fuga para o Brasil.

O chamado Anjo de Hamburgo não só fornecia vistos, como também ajudava os refugiados financeiramente e com suprimentos para a viagem, comprados com o dinheiro de seu próprio bolso. Ela ainda chegou a abrigar alguns deles, livrando-os da prisão e da morte.