Primeira série da Netflix feita na Índia gera polêmica política no país

“Jogos Sagrados”, a primeira série indiana da Netflix, causou polêmica em seu país de origem. Assim como aconteceu com “O Mecanismo” no Brasil, a produção gerou protestos políticos. Integrante do partido Congresso […]

“Jogos Sagrados”, a primeira série indiana da Netflix, causou polêmica em seu país de origem. Assim como aconteceu com “O Mecanismo” no Brasil, a produção gerou protestos políticos.

Integrante do partido Congresso Nacional Indiano, o advogado Nikhil Bhalla entrou com uma ação na justiça para obrigar a Netflix a remover cenas da série que mencionem o ex-primeiro ministro Rajiv Gandhi, assassinado em 1991.

Em uma das cenas, Gandhi é chamado de “fattu”, um termo chulo do hindi para “covarde”. O ex-primeiro ministro também aparece em “Jogos Sagrados” em cenas de arquivo, apertando a mão de líderes mundiais, enquanto um narrador o acusa de ter cedido a grupos muçulmanos em um caso envolvendo o direito ao divórcio de mulheres adeptas da religião.

“O programa ‘Jogos Sagrados’ tem diálogos inapropriados, ataques políticos e mesmo discursos que são depreciativos em sua natureza e afetam a reputação do ex-primeiro ministro Rajiv Gandhi”, afirma a petição enviada à alta corte de Dehli.

“Não podemos aceitar que, em nome da liberdade de expressão, se permita que qualquer coisa seja transmitida em cada lar sem se preocupar com o seu impacto na sociedade”, diz outro trecho do texto.

Gandhi virou primeiro-ministro depois que sua mãe, Indira, foi assassinada em 1984, quando comandava o país. O filho dele, Rahul Gandhi, é o atual presidente do Partido do Congresso, que faz oposição ao governo de Narendra Modi. A família não tem parentesco com Mahatma Gandhi.

A produção da Netflix, porém, está mais para “Narcos” que “O Mecanismo”, ao acompanhar a ascensão de um rei do crime enquanto reflete sobre acontecimentos históricos. Considerada uma das séries mais ambiciosas da Netflix em seu projeto de expansão global, “Jogos Sagrados” conta em seu elenco com algumas estrelas de Bollywood como o ator veterano Saif Ali Khan, e tem arrancado elogios da crítica internacional. Tem 86% de aprovação no site Rotten Tomatoes – um pouco menos que os 89% de “O Mecanismo”.

Alheia aos protestos causados pela produção, a plataforma de streaming já está preparando outra série indiana com potencial explosivo. Trata-se de uma adaptação de “Filhos da Meia-Noite”, romance premiado de Salman Rushdie, que se ancora no realismo fantástico para contar a história da independência da Índia. Rushdie teve a morte ordenada, graças à publicação de outro livro, “Os Versos Satânicos”, que é proibido no país. Por conta dessa fatwa, que se originou no Irã, é obrigação de todo muçulmano tentar assassiná-lo onde quer que o encontre.