Famosos pedem boicote a Cocielo e fazem campanha contra piadas racistas

O tuíte racista de Júlio Cocielo, que tem mais de 16 milhões de seguidores no seu canal no YouTube, uniu diversas celebridades para cobrar conscientização dos ditos “influenciadores digitais”, e exigir boicote […]

O tuíte racista de Júlio Cocielo, que tem mais de 16 milhões de seguidores no seu canal no YouTube, uniu diversas celebridades para cobrar conscientização dos ditos “influenciadores digitais”, e exigir boicote contra comediantes racistas.

No sábado (30/7), durante o jogo entre as seleções da França e da Argentina, pela Copa do Mundo, Cocielo escreveu no Twitter sobre o principal jogador francês: “Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein”. O post contra o rapaz negro, que está doando todo o dinheiro recebido na Copa para causas sociais, acabou inspirando internautas a conferir o passado do comediante, e resgataram tuítes de “piadas” que falavam até em exterminar negros.

Cocielo pediu desculpas. Mas isso não aliviou sua situação. Ele “>perdeu diversos patrocinadores, que emitiram declarações públicas de repúdio.

Nesta quarta (4/7), outro YouTuber, Cauê Moura, também perdeu patrocinador por “piadas antigas” ainda piores, carregadas de racismo e machismo.

E a pressão tende a aumentar, graças ao envolvimento de atores, cantores e outras celebridades, que foram às redes sociais exigir mais responsabilidade social dos comediantes, que têm alimentado racismo, homofobia e machismo em nome da liberdade do humor.

O ator Bruno Gagliasso usou seu Instagram para se posicionar incisivamente em relação ao caso de Cocielo. “Temos que cobrar posicionamento das marcas que o patrocinam, é claro. Mas são os outros famosos que ainda o seguem, e, principalmente, as pessoas comuns, anônimas, que verdadeiramente me preocupam. Apoiar uma pessoa racista é ser conivente, sim. […] É obrigação de todos nós constranger e vigiar nosso círculo social”, ele postou

Esposa de Gagliasso, Giovanna Ewbank repostou algumas montagens feitas por Samara Felippo com publicações antigas do YouTuber e endossou a campanha de boicote. “Odeio ter que postar coisas tão repugnantes e tristes como essa… Mas é necessário!!! Ainda fico chocada como podem existir pensamentos como desse tipo de pessoa… Isso não é uma brincadeira e nunca foi!!! Isso é racismo!”, escreveu a atriz.

“Gente, poderia ter uma versão da bandeira brasileira com a frase ‘racismo não é piada’, será que assim ajuda a galera do mal a entender?”, reforçou a cantora Gaby Amarantos.

“Racista finge que se arrepende quando perde dinheiro ou status. No fundo continua odiando os negros. É preocupante ver grandes marcas apoiando esse tipo de gente pensando só em números!”, acrescentou a cantora Karol Conka.

A atriz Taís Araújo juntou o caso de Cocielo a outros de racismo e preconceito dos últimos dias. “Um torcedor brasileiro é chamado de macaco. Um youtuber faz um comentário racista. Uma menina tem seus cabelos alisados contra a sua vontade. Tudo isso só nas últimas horas. Todo dia a gente precisa combater o racismo”, escreveu a atriz.

“Ninguém está livre de ter feito tweets preconceituosos num passado em que certas ‘piadas1’ babacas ainda eram ‘socialmente aceitas’, mas se você twitta preconceito em 2018, corrobora a opinião antiga”, concluiu a atriz Mariana Xavier.