Estreias: Uma Quase Dupla e Ilha dos Cachorros chegam aos cinemas

Em tempo de férias escolares e de animações na liderança das bilheterias, “Ilha dos Cachorros” seria a estreia mais pertinente da semana. Mas infelizmente não tem um lançamento a altura. Nesta quinta […]

Em tempo de férias escolares e de animações na liderança das bilheterias, “Ilha dos Cachorros” seria a estreia mais pertinente da semana. Mas infelizmente não tem um lançamento a altura. Nesta quinta (19/7) com apenas sete novidades nos cinemas, o lançamento mais amplo é da comédia brasileira “Uma Quase Dupla”, que mesmo assim chega em 369 salas – “apenas” mil salas a menos que “pré-estreia” de blockbuster americano recente.

Versão tabajara das comédias de duplas de “tiras”, “Uma Quase Dupla” traz Tatá Werneck (“TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva”) como uma policial durona de cidade grande, que é forçada a fazer parceria com um policial delicado de cidade pequena, interpretado por Cauã Reymond (“Reza a Lenda”). Juntos, eles arrebentam portas, se estapeiam, revisam piadas do antigo “Zorra Total” e levam tombos gratuitos. Esta variação nacional de “Chumbo Grosso” (2007) tem direção de Marcus Baldini (de “Bruna Surfistinha” e “Os Homens São de Marte e é Pra Lá Que Eu Vou”).

Já “Ilha dos Cachorros” é a obra que abriu o Festival de Berlim em fevereiro passado, rendeu o troféu de Melhor Direção a Wes Anderson e, com 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, deve disputar o Oscar na categoria de Animação. Apesar disso, está sendo tratada com grande descaso no Brasil, último país do mundo em que chega aos cinemas, com distribuição em circuito intermediário e depois de seu lançamento em Blu-ray nos Estados Unidos.

Do que se trata: segunda animação da carreira de Anderson, após “O Fantástico Sr. Raposo” (2009), a trama apresenta um futuro distópico em stop-motion, onde uma epidemia de gripe canina levou um político corrupto a isolar todos os cachorros numa ilha do Japão. Lá, os animais precisam lutar por restos de comida no lixo. Isto não impede um garotinho de ir até o local para tentar resgatar seu animalzinho de estimação e sensibilizar os demais cachorros a ajudá-lo na busca. O problema é que, como eles falam inglês, não entendem o que diz o menino japonês.

Comédia para fãs de basquete, “Tio Drew” é o outro filme americano da programação. Traz o astro da NBA Kyrie Irving no papel do título, maquiado como “Vovô Sem Vergonha”, para parecer um velhinho que joga basquete como um atleta novinho. E quando um técnico que investiu todo seu dinheiro num time amador vê o talento de Drew, resolve transformá-lo em seu principal jogador. Mas Drew tem seu próprio time, e escala para jogar consigo os veteranos Shaquille O’Neal e Reggie Miller, entre outros “Vovô…Zonos”.

É uma grande bobagem, que nasceu como comercial Pepsi-Cola. O personagem Tio Drew surgiu numa campanha do refrigerante de 2012 e o filme foi integrando na campanha de 2018. Como se sabe que beber refrigerante faz mal à saúde, a trama pode até servir de alerta não intencional, ao mostrar que um atleta como Irving vira velho da noite pro dia após abusar de Pepsi-Cola. Mas os gênios do marketing não devem ter pensado nisso quando investiram nessa produção.

O destaque do circuito limitado é o drama francês “Orgulho”. Dirigido pelo ator israelense Yvan Attal (“Munique”), analisa o racismo no ambiente acadêmico, ao mostrar um renomado professor de Direito (o veterano Daniel Auteuil, de “Cache”) que ofende uma estudante imigrante de sua classe. Em vez de ser demitido, o professor recebe um “castigo”: ajudar a jovem a se preparar para um concurso de eloquência. A questão conduz a outro dilema ético: ela vai se sujeitar a trabalhar com seu torturador e ele, por acaso, não aproveitará a oportunidade para retomar seus comentários racistas? O fiel da balança é que, caso a aluna se recuse, o professor será demitido. Mas ela não sabe disso. Camélia Jordana, que vive a estudante, venceu o César (o Oscar francês) de Revelação do ano por seu papel.

Os outros filmes são produções europeias medianas. O drama francês “Primavera em Casablanca” é uma antologia de intolerância, com cinco narrativas que formam um “Crash” marroquino. Melhor, o austríaco “Egon Schiele – Morte e a Donzela” é uma cinebiografia sexy do pintor do famoso quadro “Morte e a Donzela” com muitas modelos nuas. Por fim, o documentário sueco “Bergman – 100 Anos” celebra a carreira do cineasta Ingmar Bergman no ano do centenário de seu nascimento.

Confira abaixo mais detalhes dos filmes, com sinopses oficiais e trailers, para ficar por dentro das estreias da semana nos cinemas.

Ilha dos Cachorros | EUA | Animação

Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Como não aceita se separar do cachorro Spots, Atari convoca os amigos, rouba um jato em miniatura em parte em busca de seu fiel amigo, aventura que transforma completamente a vida da cidade.

Uma Quase Dupla | Brasil | Comédia

Quando uma série de assassinatos abala a bucólica rotina da cidade de Joinlândia, o calmo e pacato subdelegado Claudio (Cauã Reymond) recebe a ajuda da destemida e experiente investigadora Keyla (Tatá Werneck) nas investigações. No entanto, a diferença de ritmo e a falta de química dos dois só atrapalha a solução do misterioso caso.

Tio Drew | EUA | Comédia

Dax (Lil Rel Howery) é um grande fã de basquete, que atua como técnico de um time amador. Ele decide gastar todas as suas economias para garantir a presença de sua equipe em um campeonato de basquete de rua realizado no Harlem, em Nova York, de olho no prêmio de US$ 100 mil ao vencedor. No entanto, após uma série de eventos desastrosos, ele perde o controle do grupo e precisa urgentemente formar uma nova equipe. Para resolver o problema, ele recruta uma grande lenda do esporte, o incrível tio Drew (Kyrie Irving), que está aposentado há anos. Com um novo time repleto de setentões, Dax acredita que finalmente conseguirá alcançar uma vitória em sua carreira esportiva.

O Orgulho | França | Drama

Neïla Salah (Camélia Jordana), moradora do subúrbio de Paris, quer ser advogada e desde o primeiro dia de aula na universidade entra em confronto com Pierre Mazard (Daniel Auteuil), veterano professor conhecido por seus ataques explosivos de preconceito e arrogância. Filmado pelos alunos fazendo comentários extremamente grosseiros e racistas, ele é desafiado a preparar Neïla para vencer um concurso acadêmico de retórica em troca de uma segunda chance de seus superiores. As diferenças são muitas, assim como é enorme a quantidade de ensinamentos que um pode oferecer ao outro – caso consigam se entender.

Primavera em Casablanca | França | Drama

Cinco histórias separadas, uma ambientada na década de 1980, nas montanhas do Atlas, e as outras nos dias atuais, em Casablanca, Marrocos. No entanto, a distância temporal dessas narrativas não impede que a intolerância, a ignorância e a dificuldade em aceitar as diferenças, sejam as mesmas em todas elas.

Egon Schiele – Morte e a Donzela | Áustria | Drama

Egon Schiele foi um dos artistas mais provocativos de Viena no início do século 20. O jovem talentoso e sedutor conduziu sua vida e obra de acordo com as mulheres que o cercavam: Gerti, sua irmã mais nova e primeira musa, e Wally, paixão de sua vida, imortalizada na famosa pintura “Morte e a Donzela”. Causador de escândalos sociais, ele atraiu a atenção de artistas ousados como Gustav Klimt.

Bergman – 100 anos | Suécia | Documentário

Em 2018, o diretor sueco Ingmar Bergman, falecido em 2007, teria completado 100 anos. Este documentário resgata a obra monumental do cineasta, autor de filmes como “O Sétimo Selo”, “Morangos Silvestres”, “Persona”, “Gritos e Sussurros”, “Luz de Inverno”, “O Ovo da Serpente” e “Fanny e Alexander”. O foco é o ano de 1957, quando Bergman lança dois filmes, filma mais dois, dirige um telefilme e quatro peças de teatro. Conversando com atores, colaboradores, críticos e historiadores, o filme traça o retrato de um homem obsessivo, instável, difícil de lidar, mas ao mesmo tempo um dos maiores artistas da história da Suécia, e também o primeiro diretor a receber a “Palma das Palmas” no festival de Cannes.