Divulgação/Paramount

Yellowstone, primeira série de Kevin Costner, bate recorde de audiência nos Estados Unidos

O canal pago americano Paramount registrou recorde de audiência com a exibição de “Yellowstone”, primeira série estrelada pelo ator Kevin Costner (“Homem de Aço”).

A atração foi vista por 2,8 milhões de espectadores no dia de estreia e este número ganhou mais 2 milhões de pessoas, atingindo 4,8 milhões com as reprises e gravações digitais nos primeiros três dias desde a exibição original.

Esse resultado fez de “Yellowstone” a melhor estreia do Paramount Network, que foi lançado em janeiro no lugar do antigo canal Spike. Mas não ficou nisso. Trata-se, na verdade, da melhor estreia de uma série da TV por assinatura nos Estados Unidos desde o fenômeno “American Crime Story: The People vs O.J. Simpson” em 2016.

Costner já tinha trabalhado numa minissérie antes, a premiada “Hatfields & McCoys” (2012), mas só agora fez sua estreia numa atração de longa duração. E o interesse do público foi impressionante.

Já a crítica não se entusiasmou tanto. A atração atingiu 48% de aprovação, resultado medíocre, no site Rotten Tomatoes, e foi chamada por um crítico de “Dallas dos pobres”.

Esperava-se mais pelos envolvidos. Afinal, além da estreia de Costner, “Yellowstone” é também a primeira série criada pelo cineasta Taylor Sheridan, que foi indicado ao Oscar 2017 pelo roteiro de “A Qualquer Custo” (2016) e estreou como diretor no ano passado com “Terra Selvagem”, vencendo um prêmio no Festival de Cannes.

Ele assina os roteiros, a produção e a direção da atração, que aborda o mesmo universo de seus filmes premiados: o interior rural dos Estados Unidos, onde os homens ainda usam chapéus de cowboy, andam a cavalo (e helicóptero) e são rápidos no gatilho. Por sinal, o ator indígena Gil Birmingham, que trabalhou nos dois filmes, também está no elenco da série.

Os demais integrantes do elenco confirmam a ambição cinematográfica da produção, com destaque para Wes Bentley (“Jogos Vorazes”), Kelly Reilly (série “Britannia”), Luke Grimes (“Cinquenta Tons de Liberdade”), Cole Hauser (“Transcendence: A Revolução”), Kelsey Asbille (“Terra Selvagem”), Dave Annable (série “Red Band Society”), Danny Huston (“Mulher-Maravilha”), Josh Lucas (“Mark Felt – O Homem que Derrubou a Casa Branca”), Gretchen Mol (série “Boardwalk Empire”), Jill Hennessey (série “Shots Fired”) e Patrick St. Esprit (“Velozes e Furiosos 8”).

Filmado em Utah e Montana, “Yellowstone” acompanha John Dutton (Costner), um cowboy moderno, proprietário da maior fazenda contígua dos Estados Unidos, que sofre constante pressão para diminuir suas fronteiras – por desenvolvedores de terras, uma reserva indígena e um parque nacional. A trama acompanha sua família e mergulha num mundo violento e corrupto, que resolve seus problemas longe do olhar da mídia, onde envenenamento de poços d’água ou o sumiço de testemunhas não viram notícias.

Costner divide a produção executiva com Sheridan, além de John e Art Linson, pai e filho que trabalharam juntos anteriormente na produção do sucesso “Sons of Anarchy”.

São, ao todo, dez episódios previstos para a 1ª temporada nos Estados Unidos.